Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/16 às 18h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Escola Compartilhada terá presença da Saúde com diversos serviços

COMPARTILHAR

Ação é um projeto piloto do Governo de Brasília que será realizada na Estrutural. População terá acesso a várias atividades

BRASÍLIA (29/4/16) – A partir deste sábado (30), das 9h às 13h, os moradores da Estrutural terão acesso a diversos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, pelo projeto piloto Escola Compartilhada. A ação, que também contará com atividades de outros órgãos, é uma iniciativa do Governo de Brasília que pretende transformar as escolas, aos finais de semana, em pontos de oferta de políticas públicas para a população.

Inicialmente, serão cinco encontros, que começarão pelo Centro de Ensino Fundamental 2 e Centro Educacional 1 da região, os quais possuem 1,4 mil e 2 mil alunos, respectivamente. As duas estruturas estão localizadas em pontos estratégicos para que toda a comunidade tenha acesso à programação (confira o cronograma abaixo).

“Faremos ações estratégicas de prevenção, com educação e promoção em saúde de acordo com o perfil da população. Na programação teremos práticas integrativas, palestras como riscos nocivos pelo uso excessivo de álcool e outras drogas, aferição de pressão e diversos outros atendimentos”, citou a secretaria adjunta de Saúde, Eliene Berg.

“Nossa intenção é aproximar a população do governo por intermédio da escola. Iniciaremos pela Estrutural por ser uma região de vulnerabilidade social, que necessita de mais atenção dos órgãos públicos”, complementou o assessor especial da Subsecretaria de Educação Básica, da Secretaria de Educação, Firmino Moreira de Queiroz.

PROGRAMAÇÃO – No cronograma de atividades da Secretaria de Saúde, está previsto a realização de práticas integrativas, entre elas, automassagem, meditação, bem como a arte marcial chinesa Tai Chi Chuan e prática corporal oriental Liang Gong.

Entre as palestras, serão ministrados os temas: câncer de mama e colo uterino, Aedes Aegypti, controle ambiental e armadilhas contra o mosquito da dengue. Haverá, ainda, orientação da equipe do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) sobre prevenção à dependência química e alcoolismo, que será complementada com exposição e oficinas. Já a Fundação Hemocentro de Brasília conscientizará sobre a importância da doação de sangue e condições para se candidatar.

Os demais órgãos do governo também realizarão outras atividades. Para as crianças, serão promovidas oficinas de ciência, pintura de rosto e balão. Para os adultos, haverá orientação sobre cursos profissionalizantes. Já as palestras incluem os assuntos Lei Maria da Penha (nº 11340/06), Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros.

As ações serão realizadas pelas secretarias de Educação, Agricultura, Segurança Pública e da Paz Social, Meio Ambiente, Esporte e lazer, Trabalho, Sesi, Administração Regional, entre outros órgãos.

SITUAÇÃO – A Estrutural possui cerca de 39 mil habitantes, com uma renda per capta média de R$521,80. Aproximadamente 2,55% da população é analfabeta. Além disso, a escolaridade concentra-se na categoria dos que têm nível fundamental incompleto (45,21%). Os dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (PDAD), da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), divulgada em 2016.

Cronograma:

Confira aqui quais serão as atividades.

ESCOLA

DATA

Centro de Ensino Fundamental 2

 30/4

Centro Educacional 1

14/5

Centro Educacional 1

11/6

Centro de Ensino Fundamental 2

25/6

Centro Educacional 1

9/7

*Todas as atividades ocorrerão das 9h às 13h