Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/10/17 às 17h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Espera por consulta oftalmológica diminui na Região Leste

COMPARTILHAR

 Em dois meses, foram agendados 1.037 atendimentos

BRASÍLIA (18/10/17) – Uma parceria entre a Região de Saúde Leste e o Hospital Universitário de Brasília (HUB) tem permitido acelerar o atendimento a pacientes que necessitam de consultas oftalmológicas.

De agosto de 2014 a agosto deste ano, um total de 3.775 pacientes aguardava consulta. Do início do funcionamento do contêiner até 31 de outubro deste ano 1.037 consultadas já foram agendadas.

                                                                                                                                                                                                                                                                         

Um contêiner equipado com aparelhos para realização de exames de vista está desde agosto no Hospital da Região Leste (HRL), atendendo de segunda a sexta-feira, com consultas marcadas pelas unidades básicas de saúde.

“Estávamos aguardando há uns dois anos uma consulta para o Rafael, pois a escola solicitou que investigássemos uma dor de cabeça que ele vinha sentindo e reclamando de não enxergar direito”, conta o pai do garoto, Fábio Rodrigues, que o acompanhava durante o exame nesta semana.

Rafael Rodrigues

“Solicitamos à Central de Regulação da Secretaria de Saúde a lista com todas as pessoas da nossa região que aguardavam consulta. Assim, estamos chamando de acordo com a classificação de risco e antiguidade na fila de espera”, explica o gerente de Regulação da Região de Saúde Leste, João Bosco Guido.

PARCERIA – Segundo a gerente de assistência clínica do Hospital da Região Leste, Raquel Bevilaqua, a pactuação com o HUB veio quando estava sendo formulado um outro projeto da região. “Quando iniciamos a criação do ambulatório de diabetes e hipertensão, que funciona no hospital, um dos atendimentos multiprofissionais seria com a oftalmologia, mas os equipamentos da unidade estavam quebrados e não poderiam mais receber manutenção. Assim, veio o contêiner oftalmológico, que acabou ajudando todos os pacientes que necessitam de consultas”, explica.

Raquel Bevilaqua, Gerente de Assistência Clínica do HRL

O contêiner chegou pronto à Região de Saúde Leste e o atendimento conta com profissionais do HUB e uma oftalmologista do HRL, que terá, a partir de novembro, jornada de trabalho ampliada de 10 para 20h.

Para ter uma consulta agendada no contêiner, o morador da região leste precisa passar primeiro por uma consulta em uma unidade básica de saúde.

Confira as fotos.