Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/16 às 20h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Estoque do Hemocentro precisa de sangue tipo O

COMPARTILHAR

Fundação pede doações dos fatores Rh positivo e negativo. Voluntários devem pesar mais de 50 quilos e serem maiores de 16 anos, entre outros requisitos

BRASÍLIA (23/03/2016) – A Fundação Hemocentro de Brasília está com estoque baixo dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo. Por isso, a entidade convida os brasilienses que tenham essa tipagem para fazer doações, especialmente os de fator Rh negativo, considerados doadores universais. No entanto, os outros tipos (A, B e AB positivo e negativo) também são bem-vindos.

Os tipos de sangue negativo representam somente 12% do estoque total, pois recebem o menor número de doadores. Segundo dados do Ministério da Saúde, a frequência desse fator Rh na população brasileira é de apenas 9%.
Requisitos
Algumas condições para doar sangue são: ter bom estado de saúde; pesar mais de 50 quilos; ser maior de 16 anos (neste caso, é necessário estar acompanhado do responsável legal ou apresentar autorização reconhecida em cartório); levar documento de identificação oficial com foto; ter se alimentado normalmente (deve-se cortar alimentos gordurosos, como leite integral e frituras); não haver ingerido bebida alcoólica e nem praticado atividade física nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar duas horas antes.
O Hemocentro funciona de segunda-feira a sábado, das 7 às 18 horas. Nesta sexta (25), porém, estará fechado por conta do feriado da Semana Santa. A fundação fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3. Mais informações pelo telefone 160, opção 2.