Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/18 às 15h11 - Atualizado em 5/12/18 às 17h36

Fórum Brasília Cidadã marca Dia Internacional do Voluntariado

 

No Dia Internacional do Voluntariado, comemorado nesta quarta-feira (5), a Secretaria de Saúde e associações de voluntários da Região de Saúde Oeste promoveram a abertura do 4º Fórum Brasília Cidadã, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), em Ceilândia. O espaço reuniu mais de 100 pessoas da sociedade civil, voluntários, membros dos conselhos e do governo em busca do fortalecimento dos canais de participação e controle social.

 

Secretaria de Saúde reúne mais de 4.800 voluntários sociais e profissionais voluntários.

 

Ao longo de quatro dias de programação, os participantes discutirão questões ligadas ao voluntariado no Distrito Federal e farão um balanço das políticas públicas voltadas à área. No caso da Secretaria de Saúde, são, aproximadamente, 3.500 voluntários sociais, 1.300 profissionais voluntários e 34 associações, além de grupos e projetos que surgem a todo momento.

 

“Eventos como esse são o reconhecimento de todo o trabalho oferecido pelos voluntários, que já estão em todas as unidades hospitalares da rede pública. Mais do que nunca, eles estão fazendo saúde junto conosco, em um nível muito maior”, afirmou o gerente de Voluntariado da Secretaria de Saúde, Cristian Silva.

 

Confira a programação completa do Fórum Brasília Cidadã.

 

EXEMPLO – Um desses voluntários é o arquiteto João Carneiro Aguiar, que atuou na área de Soluções de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo da Subsecretaria de Infraestrutura em Saúde da pasta. Sozinho, conseguiu aprovar seis projetos básicos de unidades de saúde, com reformas e obras que vislumbram mais de cinco mil metros quadrados.

 

Entre esses projetos, é possível destacar a criação da Policlínica do Núcleo Bandeirante, dos centros de parto normal dos hospitais regionais do Gama (HRG) e de Ceilândia (HRC), além de uma enfermaria obstétrica nesta última unidade.

 

“São serviços muito gratificantes. Já me disseram que fazer os projetos desses centros de parto foi um sonho realizado. Quando se faz trabalho voluntário, não se pensa em retorno. Fazemos por amor”, conta João Aguiar.

 

COMO PARTICIPAR – A Secretaria de Saúde tem muitos trabalhos na área do voluntariado social, realizado por várias associações. Os interessados podem se juntar a uma delas ou contribuir na sua área de talento. Cantores, cabeleireiros, contadores de história, autores de trabalhos manuais, músicos, grupos de palhaços, entre outros, estão disponíveis. Basta se cadastrar no Portal do Voluntariado e escolher uma área para contribuir.

 

Para participar do programa, exige-se registro profissional. A atividade é realizada em caráter espontâneo, sem remuneração e sem vínculo funcional ou empregatício. O voluntário escolhe o dia e o horário em que poderá ajudar.

 

Para mais informações sobre como ser voluntário, acesse aqui.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Foto: Michelle Ferreira/Superintendência da Região de Saúde Oeste