Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/07/13 às 13h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Gerência do Câncer realiza curso mensal de atualização no tratamento a fumantes

COMPARTILHAR

Objetivo é atualizar os profissionais quanto ao tratamento comportamental e medicamentoso do usuário de tabaco

O Núcleo de Prevenção da Gerência do Câncer promoverá nesta quinta-feira (11), às 8h, reunião mensal do Curso de Atualização dos profissionais que realizam tratamento com fumantes, no auditório da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSOC), no Edifício do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest) localizada na 712/912 Sul.

O encontro tem como objetivo atualizar os profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) quanto ao tratamento comportamental e medicamentoso do usuário de tabaco.

A responsável técnica pelo tratamento de fumantes da SES, Maria Suélita de Lima, informa que o Hospital Universitário de Brasília (HUB) conta com um grupo permanente de tabagismo e dispõe de um ambulatório de atendimento todas as quartas-feiras, às 9h, na sala 8, situada em cima do pronto socorro.

Saúde mental

O Núcleo de Prevenção da Gerência do Câncer da SES coordena o tratamento de fumantes bem como desenvolve outras ações e tem como parceiro o Instituto de Saúde Mental (ISM). Atualmente a SES conta com 95 profissionais capacitados e envolvidos no tratamento para fumantes.

De janeiro a dezembro de 2012 foram realizados 20.876 atendimentos individuais na rede de saúde pública do DF. Segundo Maria Suélita, a gerência está também oferecendo Curso de Atualização em Saúde Mental, que visa instrumentalizar os profissionais médicos, no alívio dos transtornos mentais leves para fumantes como, ansiedade e depressão durante a abstinência do fumo.

O curso teve início no ano passado, quatro módulos foram apresentados, restando apenas dois a serem ministrados nos meses de agosto e setembro com temas: “Transtornos Somatomórfos e Dissociativos” e “Transtornos de Personalidade”.

Júlio Duarte