Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/13 às 13h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Grupo de Apoio do HRG auxilia dependentes químicos

COMPARTILHAR

Espaço destinado às  pessoas que buscam ajuda para recuperação por meio da troca de experiências e informações

O Grupo de Apoio ao Dependente Químico  do  Hospital do Gama é um espaço destinado às  pessoas que buscam ajuda para recuperação por meio da troca de experiências e das informações sobre uso e  agravos relacionados a dependência química e meios de tratamento.

    No início da implantação do serviço em 2000, as atividades eram voltadas somente para os pacientes internados no pronto-socorro  portadores de transtornos causados pelo vício das drogas. Com o crescimento da demanda, o grupo começou a atender  as comunidades do Gama, Santa Maria, Região Metropolitana e  os infratores em cumprimento de penas  alternativas encaminhados pela Ministério Público e familiares, “atualmente o grupo é aberto a qualquer pessoa que queira participar independente do local onde reside”, informou a Chefe o Núcleo de Serviço Social, Eva Rocha.

     Domingas Velasco, comerciante, relata que há cerca de dois meses o filho foi encaminhado ao grupo pelo Ministério Público e vem participando das atividades que estão ajudando na recuperação da dependência química, “as reunião tem contribuindo para que o meu filho possa se reinserir na sociedade” ela disse.

     O serviço realiza encaminhamentos para fazendas terapêuticas, para o CAPS do Guará e de Santa Maria, tem parceria com os Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos e busca  junto aos órgãos governamentais cursos gratuitos para formação e aperfeiçoamento de mão de obra dos participantes. Em 2012, cerca de 160 pessoas participaram do grupo, 24 foram  encaminhadas para as comunidades terapêuticas e 36 para atendimento nos CAPS do DF.

Serviço

As reuniões ocorrem todas as quartas-feiras de 14h às 16h, no auditório do  NEPS, que fica localizado no prédio da Residência Médica do HRG. Informações pelo fone 3556-1333.

 

Eliane Simeão