Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/02/18 às 10h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

HAB promove palestra sobre avanços no diagnóstico de doenças genéticas

COMPARTILHAR

Foco é discutir tecnologia NGS, que melhora a precisão dos exames

BRASÍLIA (23/2/18) – A Unidade de Genética do Hospital de Apoio de Brasília (HAB) promoverá na próxima segunda-feira (26), a partir das 14h30, a palestra “Aplicações das metodologias moleculares no auxílio diagnóstico das doenças genéticas”. O evento ocorrerá no auditório da unidade.

O foco da palestra será a discussão sobre a tecnologia de sequenciamento de DNA conhecida como NGS (Next Generation Sequencing, na sigla em inglês), usada pela Rede Sarah, que permite uma nova abordagem de sequenciamento em larga escala, para melhorar a precisão dos diagnósticos e entregá-los em menor tempo.

O objetivo é apresentar a expertise adquirida nos últimos anos com essa tecnologia na investigação de doenças genéticas na população. O público-alvo do evento são os médicos e demais profissionais envolvidos com biologia e genética molecular, e pesquisa de doenças raras.

“Queremos entender a experiência da Rede Sarah no uso dessas tecnologias de diagnóstico molecular, porque também atendemos pacientes com doenças genéticas. As técnicas são as mesmas, mas podemos aprender mais e aumentar a capacidade dos nossos laboratórios com o NGS”, disse Claudiner Pereira, chefe do laboratório de Biologia Molecular da Unidade de Genética do HAB e coordenador do evento.

De acordo com ele, no Distrito Federal há uma demanda considerável de pacientes com doenças genéticas, que seriam beneficiados com os diagnósticos moleculares. De mais de 2 mil atendimentos mensais em toda a rede pública de saúde que envolvem alguma área genética, em pelo menos 500 a tecnologia do NGS poderia ser utilizada.

“Mais de 70% dos pacientes nessas condições ficam sem saber o que realmente tem. Com os avanços dos diagnósticos moleculares, isso já tem melhorado, caindo para menos de 50%, a depender do método utilizado e como o paciente está sendo encaminhado”, informou Pereira.

SERVIÇO
Aplicações das metodologias moleculares no auxílio diagnóstico das doenças genéticas
Dia: 26/2/2018
Horário: 14h30
Local: auditório do Hospital de Apoio de Brasília