Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/03/14 às 12h23 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

HBDF é referência para tratamento da epilepsia

COMPARTILHAR

Doença afeta cerca de 1% da população do DF

 

O Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia é celebrado nesta quarta-feira, 26 de março. Em Brasília, o Hospital de Base possui um centro especializado, referência no atendimento de casos de epilepsia que recebe cerca de 50 pacientes diariamente. A data foi criada como uma forma de conscientizar a população sobre a doença e evitar preconceitos que podem ocorrer quando uma pessoa tiver uma crise.

Segundo o coordenador do Centro de Epilepsia, neurologista Wagner Afonso Teixeira, “a epilepsia é uma das doenças neurológicas mais frequentes e caracteriza-se pela ocorrência de crises recorrentes e não provocadas. A recorrência significa que é necessário um mínimo de duas crises para o diagnóstico de epilepsia”, explicou.

O paciente que necessitar de atendimento ambulatorial poderá marcar uma consulta para a Unidade de Neurologia, pelo sistema de regulação do Hospital de Base. Os encaminhamentos devem ser feitos com o pedido para a especialidade.

As consultas podem ser realizadas também nos hospitais regionais que possuem a especialidade de Neurologia como o da Asa Norte, de Ceilândia, do Gama, de Santa Maria, de Planaltina, de Sobradinho e de Taguatinga, além de centros de saúde do Gama e Santa Maria que possuem profissionais capacitados para o tratamento da doença.

A doença

A epilepsia é uma descarga elétrica excessiva que ocorre no cérebro e pode ser desencadeada por diversas causas: genética, tumores, lesões ou traumas no cérebro. O uso de bebidas alcoólicas, drogas, e febres podem desencadear crises em pessoas epilépticas.

Quem tiver a doença deve procurar um acompanhamento médico para que seja orientado quanto ao melhor tratamento. Em todos os casos, são receitados medicamentos que evitam as descargas elétricas cerebrais anormais, que são a origem das crises epilépticas.

Por Bianca Lima, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226