Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/06/13 às 18h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

HBDF inaugura 20 leitos de UTI

COMPARTILHAR

No Centro Cirúrgico 5 salas são reativadas

Fotos: Renato Araújo/Roberto Castro

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) conta a partir desta quinta-feira (13) com mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos, no 3º andar do bloco de emergência e cinco salas no Centro Cirúrgico que foram reativadas após reforma.

“A saúde pública está sendo fortalecida pelo nosso governo. Em dois anos construímos mais leitos do que em toda a história do DF”, destacou o governador Agnelo Queiroz, durante a solenidade. Segundo ele, há dois anos e meio a rede pública de saúde contava com 206 leitos e agora já são cerca de 400.

Os novos 20 leitos de UTI contam com um conjunto de equipamentos modernos, como camas elétricas, monitores, bombas de infusão, respiradores, entre outros acessórios de última geração tecnológica. O atendimento será prestado por 75 médicos de diversas especialidades e mais 55 fisioterapeutas, além de enfermeiros e técnicos.

“O investimento global no Hospital de Base, desde 2011, incluindo leitos já inaugurados, melhorias na estrutura física e novos equipamentos, soma cerca de R$10 milhões”, destaca o Secretário de Estado de Saúde, Rafael Barbosa, ao informar que mais 21 leitos serão inaugurados nos próximos dias em Santa Maria.

O Centro Cirúrgico do Hospital de Base, que realiza em média 850 procedimentos por mês, foi ampliado de 11 para 16 salas. Além dos reparos na parte elétrica e reformas estruturais, foram compradas 13 mesas e 13 carros de anestesia para a unidade, que também é referência em atendimentos de alta complexidade.

Alessandra Lopes Franco