Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/14 às 12h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Hemocentro comemora semana do doador inaugurando novos serviços

COMPARTILHAR

Robotização dos exames de Sorologia traz mais segurança e rapidez na liberação dos testes

BRASÍLIA (27/11/14) – A cerimônia da Semana Nacional do Doador de Sangue foi realizada nesta quarta-feira (26), na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), com a inauguração da robotização dos exames de sorologia. A diretora-presidente da FHB abriu a cerimônia dando as boas vindas aos presentes e fazendo um agradecimento especial aos doadores da instituição.

“Temos que agradecer todos os dias ao exército de doadores que comparecem aqui para se doar e permitir que o hemocentro cumpra com a sua missão de distribuir sangue em quantidade e com qualidade para os hospitais do Distrito Federal”, disse Beatriz Mac Dowell.

Em seguida, Beatriz falou sobre a robotização dos exames de sorologia no Laboratório de Triagem de Sangue dos Doadores, um conjunto de equipamentos acoplados à uma esteira que recebe os tubos com sangue e código de barra onde constam informações sobre o que deverá ser feito com cada um dos tubos.

“Esses equipamentos permitem uma alimentação contínua, possibilitando que os tubos com as amostras de sangue sejam testados a qualquer hora do dia ou da noite. A robotização dos exames trará mais segurança e rapidez na liberação dos testes de triagem de doadores de sangue, órgãos e tecidos para a população do Distrito Federal” informou a diretora-presidente da FHB.

A Secretária de Saúde, Marília Coelho Cunha afirmou que “a robotização dos exames de sorologia era mais um investimento do atual governo em benefício da população”.

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, falou sobre a importância das campanhas de incentivo à doação voluntária de sangue. “Sem o gesto de solidariedade dos nossos doadores, não seria possível oferecer suporte de sangue a todos que dele possam precisar. O doador pode ter a certeza que seu sangue será cuidado da maneira mais séria possível e chegará ao seu destino com segurança e qualidade”.

Milton da Costa, doador desde 1997, e que já realizou 74 doações de sangue, foi homenageado e recebeu o troféu de agradecimento, do Ministério da Saúde, das mãos de Marília Coelho.

Chioro entregou de um troféu ao biomédico professor Mauri Chaves da Silva, professor universitário que já realizou, junto aos seus alunos, 19 campanhas de doação de sangue para o Hemocentro de Brasília.