Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/11/14 às 15h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Hemocentro robotiza a realização dos exames sorológicos

COMPARTILHAR

Processo é o primeiro da América Latina em Bancos de Sangue

BRASÍLIA (25/11/14) – O Hemocentro inaugurará, na próxima quarta-feira (26), às 11h, o primeiro laboratório sorológico de Bancos de Sangue robotizado da América Latina. O procedimento pioneiro englobará todas as fases do exame sorológico das amostras: pré-analítico, analítico e pós-analítico. Antes apenas a etapa analítica era automatizada.

A robotização visa conferir uma padronização ainda maior dos exames, aumentando qualidade e minimizando erros. Para isso, foi desenvolvido um software que realiza e comanda vários testes de qualidade das amostras, incluindo, entre eles, a repetição automática dos testes fora dos padrões, o que confere extrema precisão aos resultados.

A inauguração da robotização dos exames sorológicos faz parte dos eventos em comemoração à Semana Nacional do Doador, celebrada em todo o país, de 24 a 29 de novembro.

Durante todos os dias, o Hemocentro de Brasília contará com a apresentações musicais, exposição de fotos do ciclo do doador, entre outras atividades programadas para agradecer ao doador voluntário de sangue que, durante todo o ano, presta o ato de doar seu próprio sangue, em prol do próximo.