Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/16 às 20h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

HMIB comemora Dia Mundial do Voluntariado

COMPARTILHAR

Já regulamentada em portaria, atividade deve ser estendida a toda rede de saúde

BRASÍLIA (5/12/16) – O Dia Mundial do Voluntariado, comemorado nessa segunda-feira (5), está rendendo frutos no DF. O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) promoveu um evento para cadastrar os interessados e já obteve a adesão imediata de quarenta pessoas, que atuarão como voluntários sociais. A iniciativa integra um projeto maior, regulamentado em portaria editada em novembro passado pelo Secretário de Saúde, Humberto Fonseca, a partir de decreto publicado pelo Governo de Brasília que, desde junho deste ano, instituiu o Portal do Voluntariado.

“A portaria regulamenta e orienta, de modo detalhado, como as unidades de saúde podem se organizar para receber os voluntários, tendo, inclusive, criado o Comitê do Voluntariado, que está atuando em parceria com as associações do setor para ampliar o alcance desse relevante serviço comunitário”, explica o coordenador de voluntariado da SES/DF, Cristian da Cruz Silva. Segundo ele, 14 hospitais e seis unidades de referência médica do DF vão participar do programa. A expectativa é de que todas as demais unidades de saúde estejam com voluntários até o próximo ano.

O coordenador de voluntariado diz que o comitê está organizando cursos e seminários para as associações, aliados à promoção de uma assessoria mais particularizada para aquelas que precisarem. “Queremos que cada unidade de saúde tenha um servidor designado pela diretoria para organizar o serviço de voluntariado. Ele será o responsável por oferecer o termo de adesão e dar todas as orientações necessárias para essa atuação”, conta Cristian da Cruz.

Atualmente, cerca de três mil voluntários atuam, direta ou indiretamente, por meio de associações distribuídas pelas unidades da rede pública de saúde da capital. Para quem tiver interesse em tornar-se voluntário, a porta de entrada é o Portal do Voluntariado (www.portaldovoluntariado.df.gov.br). O site funciona como uma rede social que conecta perfis com oportunidades de serviços voluntários.

DIFERENCIAL – O serviço de voluntariado traz grande satisfação e bem-estar para quem o pratica e também pode fazer a diferença na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. As empresas estão valorizando cada vez mais os profissionais que estejam engajados em algum tipo de trabalho voluntário junto à sociedade. Primeiro, porque os empresários visam a melhoria nos serviços prestados ao cliente e pessoas com espírito social, normalmente, são mais eficazes nesse ponto. Segundo, porque, se a pessoa tem olhos para a sociedade da qual faz parte, dentro da empresa terá uma visão de conjunto capaz de abranger todo o contexto e não apenas o seu setor.

No Brasil, o trabalho voluntário é estipulado por lei. Mas a participação da população brasileira no setor ainda é pequena, quando comparada com outros países. Uma pesquisa do Instituto Datafolha, realizada em dezembro de 2014, mostrou que somente 28% das pessoas já participaram de algum tipo de trabalho voluntário e que somente 11% continuavam atuando nesse tipo de iniciativa.

O percentual brasileiro está abaixo da média mundial que é de 37%. China e Canadá, por exemplo, possuem, respectivamente, 55% e 50% da população envolvida em atividades voluntárias, segundo dados da Universidade Estadual do Piauí. Nos Estados Unidos, a diferença é ainda mais gritante: mais de 60 milhões de americanos dedicam tempo ao trabalho voluntário. Se esse trabalho fosse remunerado, seria equivalente a 295 bilhões de reais.