Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/15 às 17h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

HMIB oferece cursos às futuras mães

COMPARTILHAR

Informações de qualidade ajudam a ter um parto mais tranqüilo

BRASÍLIA (6/5/15) – O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) oferece cursos gratuitos para preparar a mulher para o parto e para a maternidade. Todos os sábados, das 9h às 12h ocorrem palestras realizadas pela equipe de enfermagem para instruir as futuras mães sobre o desenvolvimento gestacional, parto e os primeiros cuidados com o bebê.

Às sextas-feiras, quinzenalmente, das 14h às 17h, também é oferecido a oficina integrativa para gestantes, batizada de “Chá do Parto”. Na oficina são abordados diferentes temas que ensinam recursos que facilitam o nascimento do bebê e terapias que controlam medo, ansiedade e a dor durante o parto.

Segundo a enfermeira, Lissandra Martins, o trabalho é importante para reforçar os recursos que facilitam a mulher a ter um parto humanizado, reduzir os índices de cesarianas e melhorar a condição dos bebês recém-nascidos. “Se elas tiverem em harmonia com o corpo e a mente, terão um parto mais tranquilo e a criança nascerá mais saudável”, relata.

Gabriela Vilela Nunes, advogada, 35 anos, deu à luz ao seu primeiro filho nessa segunda-feira. Ela conta que fez parte de seu pré-natal no Centro de Saúde, localizado na 612 sul e participou da turma do Chá de Parto e das oficinas aos sábados oferecidas pelo HMIB.

“Adorei os cursos e considero super importante para preparar a mulher para o momento da maternidade. Esses cursos devem ser mais divulgados para que consiga alcançar cada vez mais mães”, explica Gabriela.O marido, Daniel Vieria, participou de algumas aulas e acompanhou todo o parto. “A troca de informação no curso para o pai é muito importante. A mãe ainda tem a questão do instinto, mas o pai não tem muita noção”.

O casal contou ainda com ajuda de uma doula que, com o apoio da equipe do HMIB, fez com que a experiência do parto normal fosse tranqüila. “Fomos bem recebidos desde o começo. Fiquei positivamente surpresa com o atendimento do hospital. Fui respeitada e bem instruída por todos.”

Informações:
• Palestras para gestantes
Contato: 3445-7661
• Chá de parto
Contato: Inscrição por meio do e-mail chadeparto@gmail.com