Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/09/19 às 12h51 - Atualizado em 12/09/19 às 13h20

Hmib vence concurso sobre inovação no setor público

COMPARTILHAR

Unidade foi a única selecionada do GDF na categoria em que concorreu

 

Um trabalho realizado pela equipe de Planejamento do Hospital Materno e Infantil de Brasília (Hmib) é um dos vencedores do 23º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

 

Com o título Gestão na Saúde baseada em indicadores: Case Hmib, a equipe de Planejamento concorreu com outros 241 projetos, ficando entre os 30 selecionados que chegaram à final. O trabalho concorreu na categoria Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital.

 

“O desenvolvimento desta plataforma onde todo nosso hospital está mapeado, tanto na parte assistencial, quanto na administrativa, é um facilitador para nós, gestores. Por meio desses dados, podemos promover e monitorar ações para uma melhor assistência ao usuário”, ressaltou o diretor do Hmib, Rodolfo Alves Paulo de Souza.

 

O concurso é divido em três categorias: Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal; Inovação em serviços e políticas públicas no Poder Executivo federal, além da que o Hmib saiu vencedor.

 

A iniciativa é promovida todos os anos pela Enap, desde 1996, em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O intuito é valorizar as equipes de servidores públicos que se dedicam a pensar nas atividades cotidianas de uma maneira diferente, inovadora, que traga benefícios à gestão das organizações e às políticas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

 

SELEÇÃO – A comissão de avaliadores do concurso selecionou 30 iniciativas para a final desta edição, sendo dez em cada uma das três categorias. O Hmib foi o único selecionado do Governo do Distrito Federal na categoria em que concorreu.

 

Na reta final, as equipes finalistas fizeram a apresentação oral de cada trabalho. Depois, o Comitê Julgador escolheu cinco iniciativas vencedoras de cada uma das categorias.

 

O trabalho inscrito foi sobre a criação de uma plataforma no Google Docs, onde as informações sobre o hospital estão ao alcance de todos. São públicas, para quem quiser saber. São dados de números de atendimentos, internações, cirurgias, partos, exames, materiais, medicamentos, satisfação dos usuários, custos de cada setor.

 

“Serve também como ferramenta para alunos, pesquisadores e para que a população possa acompanhar o que acontece aqui dentro. É uma ferramenta bastante eficiente na questão da organização dos dados e da transparência, o que nos enche de orgulho”, destaca a gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Hmib, Elenilde Ribeiro Costa.

 

A cerimônia de premiação acontecerá durante a 5ª Semana de Inovação, a ser realizada em Brasília entre os dias 4 e 7 de novembro.

 

Conheça a plataforma criada pelo Hmib.

 

Janiara Lara, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/Saúde-DF