Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/14 às 17h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Hospital de Apoio de Brasília abre serviço de radiologia

COMPARTILHAR

Funcionamento de novos ambulatórios também é oficializado

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou, nesta quarta-feira (12), o serviço de Radiologia no Hospital de Apoio de Brasília (HAB). Também foi oficializado o funcionamento do Ambulatório de Cuidados Paliativos e do Ambulatório de Genética Médica Pediátrica. O investimento total foi de aproximadamente R$ 300 mil.

O atendimento na Radiologia será direcionado aos pacientes internados e assistidos nos ambulatórios específicos do HAB. “O deslocamento era muito difícil. Com esses equipamentos (de radiologia), não será preciso deslocar o paciente, o atendimento será aqui mesmo”, disse o governador.

O secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, complementou que a criação do serviço de Radiologia do HAB é uma reivindicação antiga. “Anteriormente, o paciente daqui tinha que ser removido para o Hospital de Base ou Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e, a partir de agora, ele terá a oportunidade de fazer o exame no mesmo ambiente hospitalar”, comentou.

O diretor-geral do HAB, Alexandre Lyra, acrescentou ainda que o novo serviço proporcionará outros benefícios. “O paciente não terá desgaste físico, haverá economia de transporte, não sobrecarregará outros hospitais da rede, além de otimizar o atendimento, pois o resultado do exame será emitido no HAB”, disse.

Ambulatórios
O governador Agnelo Queiroz também oficializou o funcionamento do Ambulatório de Cuidados Paliativos e o Ambulatório de Genética Clínica Pediátrica do HAB, que estão abertos há seis meses. Entre julho e dezembro de 2013, o primeiro Ambulatório atendeu mais de mil pacientes e o segundo realizou 800 atendimentos. Ambos contam com a atuação de uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

Saiba Mais
O HAB completará 20 anos, no dia 30 de março. É uma unidade da SES/DF especializada em reabilitação de doentes com sequelas neurológicas graves e em cuidados paliativos oncológicos (fora de possibilidades terapêuticas), que atende pacientes encaminhados de outros hospitais da rede, em regime de internação e ambulatorial. Realiza ainda o Teste do Pezinho, onde são detectadas 36 patologias e presta assistência aos recém-nascidos no Ambulatório de Genética Clínica Pediátrica.

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226