Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/11/13 às 12h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Hospital de Apoio de Brasília faz 300 atendimentos por mês

COMPARTILHAR

Hospital é referência em tratamento de sequelas neurológicas de AVC, tumores e outras doenças

O Hospital de Apoio de Brasília (HAB) atende, há quase 20 anos, pacientes com doenças cognitivas. Até os seis primeiros meses do ano, os 50 leitos receberam cerca de 300 pessoas por mês para os tratamentos paliativos e ambulatoriais. O HAB fica localizado no Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN), com uma equipe multiprofissional e interdisciplinar com 360 pessoas.

Andar, falar, comer, sorrir, são atitudes inerentes à vida mas, que algumas pessoas perdem de uma hora para outra, seja em um acidente, seja com uma doença. É nessa hora que o HAB entra em cena. Inaugurado em 1994, o hospital é referência em tratamento de sequelas neurológicas de AVC, tumores e outras doenças.

“Temos pacientes que ficam tetraplégicos por algum acidente e nós aqui do HAB temos que readaptá-los à realidade para que tenham mais autonomia”, revelou o diretor de Atenção a Saúde, Delmason Soares. Mas também existem outros usuários que também são assistidos pelo HAB. Trata-se dos pacientes oncológicos que já não respondem mais com a radioterapia e nem a quimioterapia. “Nesses casos nós fazemos tratamentos paliativos para que eles tenham mais qualidade de vida nessa fase tão delicada”, disse Soares.

Para os tratamentos paliativos, o HAB tem 18 leitos disponíveis e, para internação, 32. São 360 funcionários envolvidos no contexto do bem estar e qualidade de vida dos pacientes. Além do tratamento físico, a unidade proporciona saúde mental, realizando passeios e terapias ocupacionais para melhor reintegração do paciente à sociedade.

Além desses cuidados paliativos e a fisiatria, o HAB oferece as especialidades de Acupuntura, Triagem Neonatal e Clínica Médica.

Serviços:

Endereço: SAIN Qd. 04 lote s/número
Telefone: 3905-4700

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226