Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/01/14 às 19h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

HRP convoca pacientes para cirurgias de hérnia e vesícula

COMPARTILHAR

Procedimentos serão feitos em parceria com Hospital de Sobradinho

Dor abdominal e sensação de inchaço. Esses são os sintomas que a dona Miralva Francisca de Jesus, 55 anos, sente ao término das refeições e no decorrer do dia. Ela faz parte de cerca de 600 pacientes do Hospital Regional de Planaltina (HRPL) que, com a parceria do Hospital Regional de Sobradinho (HRS), estão sendo convocados para a realização de cirurgias de hérnia e vesícula.

Segundo a enfermeira Verônica dos Santos, responsável pela triagem dos pacientes, o HRS vai colaborar com os atendimentos cirúrgicos dos usuários do HRPL, proporcionando mais agilidade na realização dos procedimentos nos cadastrados no sistema. Esta triagem atende, por dia, 15 pessoas da Regional de Planaltina e 15 da Regional de Sobradinho. “Aqui temos cerca de 600 pacientes na lista de espera. Estamos ligando gradativamente para cada um, inclusive os de Sobradinho, para que possamos prepará-los e encaminhá-los às cirurgias no HRS”, revelou a enfermeira.

O trâmite é simples. O Ambulatório Cirúrgico do HRPL entra em contato com o paciente que já está aguardando a cirurgia de vesícula ou hérnia no hospital. Quando convocado, o paciente passa por análise dos exames já existentes ou é encaminhado para realização de novos. Com o resultado em mãos, recebe um parecer médico do cirurgião e do cardiologista autorizando os procedimentos que serão realizados no HRS.

Para saber mais
Hérnia: Hérnia é a protrusão (saliência) de uma porção do organismo que se exterioriza através de um ponto fraco natural ou adquirido.O tipo de hérnia é determinado conforme a sua localidade. Os sintomas vão desde desconforto leve a dores, febres e vômitos.

Vesícula: é um saco de armazenamento de líquido bilioso acoplado ao fígado. Tem como função auxiliar no metabolismo dos alimentos. Ela tem forma de saco, parecido com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. A doença da vesícula biliar consiste em inflamação, infecção, cálculos ou obstrução da vesícula biliar. Os sintomas podem ser uma dor localizada na região superior direita do abdômen, doloroso à palpação. Cólicas e vômitos também podem ser notados.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226