Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/15 às 22h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

HRSM promove dia especial para mães de crianças internadas

COMPARTILHAR

Elas foram maquiadas e ganharam sessão de fotos delas com os bebês

BRASÍLIA (21/5/15) – Doze mães de recém-nascidos e crianças internados na UTI do Hospital de Santa Maria tiveram um dia especial nesta quinta-feira (21). Elas foram maquiadas e fotografadas por um fotógrafo profissional, em uma ação promovida para homenageá-las em razão do Dia das Mães.

“Muitas mamães ficam 24 horas dentro do hospital, cuidando dos bebês, e às vezes esquecem de se cuidar. Isso mexe com a autoestima. Então, promover uma ação assim, nem que seja por um dia, ajuda a amenizar o peso de ter um filho internado”, observa a coordenadora de psicologia da unidade, Marcelle Passarinho, uma das organizadoras da ação.

Há três meses acompanhando a filha Maria Júlia na UTI Neonatal, Eliane Pereira achou positiva a proposta do hospital. “É a primeira vez que vejo algo assim. Para nós, que ficamos em um ambiente hospitalar, longe da família, é muito legal passar um dia assim”, disse, destacando ainda, o carinho da equipe com a pequena Júlia, que nasceu com apenas 26 semanas de gestação.

Segundo a diretora do Hospital de Santa Maria, Milen Mercaldo, a proposta é de humanização e uma maneira de dar às mães uma recordação de seus bebês. “Elas têm um dia diferente, foram maquiadas e vão receber a foto feita delas com os bebês”, diz.

Muitas mães tiveram neste evento a primeira oportunidade de pegar o filho no colo. Foi o caso de Jéssica Magalhães, 23 anos, mãe da recém-nascida Maria Sophia. “Foi uma emoção inexplicável. Ela é muito pequena e frágil, nasceu de 26 semanas, há um mês”, diz a jovem, que gostou do dia de celebridade. “Não é fácil ficar dentro de um hospital 24 horas por dia. Uma ação dessas é boa para a gente se distrair”, observa.

CAMPANHA- O fotógrafo Luiz Finotti, responsável pelas fotos das mamães e dos bebês, participa desde a primeira edição do projeto, há três anos, e conta que é um momento único e especial. “As mães aqui não podem fotografar os bebês com o celular, então a foto que nós fazemos às vezes é a única que ela tem do filho”, observa.

Além de fazer as fotos das mães com os filhos e presenteá-las, Luiz promove uma ação beneficente em sua empresa. “Nós fazemos uma campanha e todos os clientes fotografados em um dia, que neste ano será no próximo domingo (27), pagam metade do valor do serviço em produtos que serão doados para os bebês internados”, conta o profissional.

Ao final da sessão de fotos, as mães participaram de um lanche oferecido pelo hospital de Santa Maria.