Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/13 às 20h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Hospital de Santa Maria realiza 3 mil atendimentos odontológicos

COMPARTILHAR

Os atendimentos também são feitos nos centros de saúde nº 1 e 2

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que está em funcionamento desde 2011, realiza em média três mil atendimentos odontológicos agendados, e mais 500 atendimentos emergenciais, por ano.

A porta de entrada para comunidade é através dos centros de saúde nº 1 e 2, e pelo Programa de Saúde da Família nº 3 (PSF). Nestes locais existem os programas de atendimento a população, como “Cárie zero”, voltado para crianças de seis meses a seis anos de idade.

Essas unidades ainda realizam o atendimento em atenção básica, ou seja, procedimentos mais simples como restauração, extração, simples e aplicação de flúor, assim como palestras para prevenção das doenças como cárie e periodontite.

De acordo com a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, Gláucia de Ávila, além de atender os pacientes encaminhados, estamos atendendo, também, os paciente internados nas enfermarias e UTI. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida para aquele internado, visto que várias infecções tem início na cavidade bucal”, informou.

Os casos que exigem procedimentos mais complexos, como tratamento periodontal, canal ou cirurgia, e atendimento de pessoas especiais, são encaminhados para CEO do HRSM. Após o tratamento especializado, o paciente é reconduzido ao centro de saúde ou PSF para o tratamento de manutenção periódica.


José Ribamar

Leia também...