Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/07/13 às 19h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

HRAN firma parceria com ONG para tratamento de fissuras labiopalatais

COMPARTILHAR

Melhores condições para pacientes

O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e a ONG Smile Train se uniram para oferecer melhores condições a pacientes com fissuras labiopalatais em tratamento na unidade. O contrato que se inicia neste mês terá vigência de um ano, com prorrogação automática.

Para o coordenador do Serviço Multidisciplinar de Tratamento de Fissuras Labiopalatais, cirurgião plástico Marconi Delmiro, responsável pela parceria, essa união é muito importante no tratamento dos pacientes. “A ONG vem com o objetivo de oferecer ajuda financeira na aquisição de instrumental cirúrgico, apoio no treinamento de profissionais e auxílio do ponto de vista social”, comenta.

O coordenador aponta que a adesão ao tratamento é dificultada pela falta de condições financeiras dos pacientes para acessar o centro onde serão tratados. “Uma vez que o atendimento e o acompanhamento pós-operatório são contínuos, eles precisam retornar ao HRAN várias vezes durante o ano, de acordo com cada caso. Há situações em que os pacientes não têm recursos para pagar passagem, o que prejudica a continuidade do tratamento”, explica.

Outro benefício da parceria é o suporte nutricional. “Por questões sociais, algumas mães não podem adquirir determinados tipos de alimentos, então a ONG vai dar esse apoio ao tratamento por meio do serviço social. É vital termos essa ajuda para que consigamos, de fato, proporcionar melhores condições a essas crianças”, afirma Marconi.

“O HRAN foi escolhido por apresentar uma equipe completa de profissionais especializados no tratamento de pacientes com fissuras labiopalatinas e está estrategicamente localizado no território brasileiro para atender pacientes de diversas áreas que ainda não possuem um centro de tratamento de fissurados”, esclarece a gerente de Programa da Smile Train Brasil, Mariane Goes.

A ONG
A Smile Train iniciou seu trabalho em 1999 em Nova York, nos Estados Unidos, onde está localizada sua sede. Trata-se de uma instituição de caridade sem fins lucrativos cuja missão é dar a oportunidade às crianças com fissura labiopalatina de viver uma vida normal e produtiva integrada na sociedade.

Patrícia Kavamoto