Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/15 às 18h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Hran oferece programa de educação continuada

COMPARTILHAR

Temas discutem chances de diminuir erros no trabalho

BRASÍLIA (9/3/15) – Aprender a higienizar as mãos, administrar medicamentos e como oferecer mais segurança ao paciente e a si mesmo. Esses são apenas alguns dos pontos estudados pela Equipe de enfermagem do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), dentro do programa de educação continuada instituído na unidade pela Gerência de Enfermagem. Ao todo são nove temas trabalhados ao longo do ano.

“Esse programa é importante para manter o funcionário atualizado sobre novas normas. Assim, diminuímos riscos e prevenimos erros, aumentando a segurança do pacientes”, observa a enfermeira responsável pela educação continuada, Karla Fabiana Santos.

As aulas ocorrem todos os dias, nos três turnos, com duração de uma hora, em turmas com até 20 alunos. “A participação não é obrigatória, mas alguns supervisores colocam na escala essa uma hora para participação dos servidores da equipe”, explica Karla.

De acordo com a programação do curso, este mês, está sendo trabalhado o tema Administração de Medicamentos. Em abril, será estudada a segurança do paciente e do trabalhador. Nos meses de junho e julho, os alunos irão aprender um pouco mais sobre humanização na assistência e curativos.

No segundo semestre, o programa de educação continuada levará à Equipe de enfermagem informações sobre transfusão, fisioterapia e nutrição, cuidados específicos com o paciente em estado grave e temas relacionados a recursos humanos, como licenças médicas, férias, abonos e licença prêmio.