Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/12/15 às 13h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

HRAN promove encontro de cuidadores e familiares

COMPARTILHAR

Temas ligados à rotina diária de cuidados no domicílio serão discutidos

BRASÍLIA (16/12/15) – Cuidadores formais e informais (familiares) de pacientes do Programa de Internação Domiciliar (NRAD/HRAN) participam, nesta quarta-feira (16), do Encontro de Capacitação de Cuidadores e Familiares, a partir das 14h30 no auditório do Hospital Regional da Asa Norte.

A reunião tem por objetivo capacitar os cuidadores – por meio de palestras, dinâmicas, roda de conversas, apresentação de vídeos – abordando temas ligados à rotina diária de cuidados no domicílio.

Segundo Vanessa Vasconcelos, chefe do NRAD/HRAN, o encontro de capacitação de cuidadores e familiares é realizado duas vezes por ano e “consiste em uma ferramenta de promoção da educação em saúde no contexto domiciliar e comunitário”.

ASSISTÊNCIA DOMICILIAR – é uma modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, e reabilitação prestadas em domicílio. Essa assistência pretende reduzir a demanda por atendimento hospitalar e/ou o período de permanência de usuários internados, humanizar a atenção à saúde, desinstitucionalizar e ampliar a autonomia dos usuários.

É realizada por uma equipe multiprofissional específica para esse fim, que presta assistência, no domicílio, às pessoas com quadros clínicos crônicos e agravados, porém estáveis e dependentes de um cuidador que as auxilie nas atividades de vida diária.

Os principais objetivos do serviço de Assistência Domiciliar consistem em: oferecer cuidados domiciliares de saúde às pessoas que preenchem os critérios de elegibilidade do NRAD; promover melhor qualidade de vida; apoiar e dar subsídios ao cuidador formal e/ou familiar através da assistência, orientações e treinamentos fornecidos pela equipe multiprofissional.

No HRAN os cuidadores e familiares têm ao seu dispor, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, a partir das 14 horas, o grupo terapêutico, coordenado pela psicóloga da equipe do programa.

Encontro de Cuidadores e Familiares do NRAD/HRAN
Local: Grande Auditório do HRAN (entrada pelo ambulatório – térreo)
Data: quarta-feira (16)
Horário: 14h30 às 17 horas
Público alvo: Cuidadores formais e informais (familiares) de pacientes do Programa de Internação Domiciliar (NRAD/HRAN).

Programação

– Apresentação e acolhimento dos participantes
– Roda de conversa sobre “Cuidados paliativos e um repensar sobre a finitude da vida – Convidada: Dra. Patrícia Ribeiro (Médica Cuidados Paliativos – HBDF)
– Sorteio de brindes
– Confraternização com lanche

Leia também...