Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/08/16 às 20h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

HRC inicia Semana Científica

COMPARTILHAR

Evento faz parte das comemorações dos 35 anos do Hospital

BRASÍLIA (22/08/16) – Começou nesta segunda-feira (28) a 2ª Semana Científica no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), com a participação de representantes das instituições de ensino (técnico e superior) parceiras de Ceilândia, como a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), Universidade Católica de Brasília (UCB), Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) e a Universidade de Brasília. A Semana Científica encerra-se no dia nesta sexta-feira (26), às 10h30.

O evento faz parte das comemorações dos 35 anos de funcionamento do HRC e foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Região de Saúde Oeste. O intuito é apresentar 45 trabalhos de pesquisa, realizados entre os anos de 2011 e 2015, pelos estudantes que têm campo de estágio no hospital e em outras unidades básicas de Ceilândia.

As pesquisas que foram realizadas no HRC serão expostas nos setores onde o trabalho foi desenvolvido e, as que aconteceram nas unidades básicas, serão apresentadas no auditório da Pediatria nesta segunda e terça-feira (23), na parte da tarde e, nesta sexta-feira (26), pela manhã.

Na abertura, a diretora do HRC, Andrea Nogueira, lembrou aos presentes alguns desafios para realizar a educação em saúde. “Temos que conceber o espaço da assistência à saúde como um cenário biopsicossocial e não apenas biomédico, onde o paciente possa ser visto de forma completa, respeitando suas peculiaridades e formação social e cultural”, completou.

Outro ponto destacado por Andrea Nogueira foi a interdisciplinariedade, com o objetivo de várias especialidades trabalharem em conjunto para, assim, chegar ao melhor atendimento e assistência aos pacientes.

Entre os presentes no início da Semana, estava o diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Oeste, Luiz Henrique Mota; a diretora da Escola de Medicina da Universidade Católica de Brasília, Aline Cabral; e as professoras Cassadra Ponci de Leon, da Universidade de Brasília e Vanessa Cardoso, da Escola Superior de Ciências da Saúde. Além deles, compareceram também representantes do Centro Universitário do Planalto do Distrito Federal (Uniplan), Centro Universitário de Ensino Superior de Brasília (IESB) e Escola LS.

No período da tarde, foram apresentados nove trabalhos. Na terça feira (23), haverá exposição na UTI Neonatal, Pediatria, Maternidade e Centro Obstétrico.