Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/17 às 11h31 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

HRC recebe primeira turma de voluntariado da unidade

COMPARTILHAR

Acolhimento aconteceu na sexta-feira (17)

BRASÍLIA (20/3/17) – O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) recebeu a primeira turma do Programa de Voluntariado Profissional e Social da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O acolhimento dos profissionais aconteceu nesta sexta-feira (17) e reuniu diversas especialidades como enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.

Eles atuarão nas unidades do HRC e terão a oportunidade de colaborar na assistência à população da capital, além de auxiliarem no fortalecimento da rede de serviços da pasta, como preconiza a iniciativa do voluntariado.

Ao todo, 16 voluntários profissionais, que se inscreveram no Portal do Voluntariado, compareceram ao acolhimento. Os estudantes, que também participam da ação na categoria voluntariado social, fazem parte de associações que trabalham com atividades lúdicas e sociais.

Na ocasião, os voluntários receberam as boas vindas da direção do HRC e, também, receberam noções sobre segurança do paciente, ética em saúde, higienização das mãos e precauções de contato, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), cuidados com perfuro cortantes e gerenciamento de resíduos. Os presentes também aprenderam sobre as normas internas do hospital.

Segundo Cristian Silva, gerente de voluntariado da pasta, “para ser voluntário, tem que ter um talento especial, mas para colaborar na saúde é necessário ter um cuidado diferenciado com os pacientes e seus acompanhantes, pois se trata de uma área mais complexa”.

Para a diretora do HRC, Andrea Nogueira, o trabalho dos voluntários é uma importante iniciativa, pois traz mais qualidade na assistência aos pacientes da unidade. “Esta é uma parceria com potência para colaborar com o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade, conforme a agenda da ONU [Organização das Nações Unidas] para transformar o nosso mundo”, destaca a gestora.