Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/09/17 às 17h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

HRT promove II Curso de Emergências Médicas

COMPARTILHAR

Objetivo é atualizar profissionais sobre assuntos cotidianos nas emergências

BRASÍLIA (18/9/17) – A Unidade de Medicina Interna do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) promove o II Curso de Emergências Médicas da Região Sudoeste de Saúde. Trata-se de uma série de aulas práticas e teóricas sobre temas relacionados aos atendimentos de emergência em prontos-socorros. O objetivo é a atualização médica de qualidade que tratasse de assuntos recorrentes no cotidiano das emergências.

O público alvo são os profissionais de medicina, enfermagem, residentes, internos, entre outros profissionais de saúde. O curso possibilitará a uniformização das condutas adotadas na Região de Saúde Sudoeste (Samambaia, Recanto das Emas e Taguatinga), bem como debater e conhecer a realidade dos serviços da Região e discutir sobre as maiores dificuldades encontradas.

Com o tema Avaliação do Paciente Grave: sedação, fluidoterapia e drogas vasoativas, a aula inaugural ocorreu no dia 29 de agosto no auditório do HRT. As aulas ocorrerão até o final de novembro deste ano e serão divididas em cinco módulos, somando um total de 24 horas/aulas em 8 encontros.

Os encontros serão a cada 15 dias, sempre às 19 horas, no auditório do hospital. Para facilitar a participação de mais profissionais, as aulas são independentes umas das outras. Para participar, não é necessário fazer inscrição e os certificados serão emitidos pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde (Neps), conforme critérios de frequência.

Entre os temas abordados estão ventilação mecânica (teoria e prática), avaliação do paciente grave, ressuscitação cardiopulmonar, sepse, hiperglicemia nas salas de emergência e dor oncológica.

CRONOGRAMA
– Ventilação Mecânica: 26/9 e 2 e 9 /10
– Sepse: 23/10
– Hiperglicemias na Emergência: 6/11
– Dor Oncológica: 20/11