Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/08/16 às 17h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Inscrições abertas para I Jornada de cuidados paliativos

COMPARTILHAR

Evento promovido pelo Hospital de Base terá quatro dias de atividade

BRASÍLIA (11/8/16) – Estão abertas as inscrições para a I Jornada de cuidados paliativos: qualidade de vida, garantia de direitos e morte digna. Promovido pelo Hospital de Base, o evento ocorrerá nos dias 4,11, 18 e 25 de outubro, no auditório do Hemocentro. Servidores e estudantes interessados podem enviar e-mail para jornadacphbdf@gmail.com. Para participar, é necessário contribuir com um quilo de alimento. Os produtos serão doados para um grupo de voluntário do hospital.

A assistente social da unidade, Luana Viana, explica que o Hospital de Base oferece o serviço de cuidados paliativos ambulatorial e também para pacientes que estão internados. As equipes focam o tratamento no controle da dor física e em questões sociais, psicológicas e espirituais.

“Essa especialidade trabalha com a redução de sintomas das doenças crônicas. O nosso maior público são os pacientes oncológicos. Trabalhamos de forma multidisciplinar para diminuir o sofrimento causado pelo adoecimento”, disse.

Segundo ela, o evento será promovido pela Unidade de Cuidados Paliativos e terá mesas temáticas divididas em quatro eixos de discussão: 1) conceitos de cuidados paliativos; 2) definição de dor total e formas de intervenção; 3) especificações da importância de técnicas para redução do sofrimento do paciente, entre elas, comunicação, hipodermóclise e curativos em feridas oncológicos; e 4) discussão de políticas públicas, ética, terminalidade e morte digna em cuidados paliativos.

Serviço
II Jornada de cuidados paliativos
4,11, 18 e 25 de outubro
Local: Auditório do Hemocentro
Inscrições: jornadacphbdf@gmail.com