Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/01/18 às 16h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Instituto de Saúde Mental promove Feira de Orquídeas

COMPARTILHAR

Espécie receberá plantio de 25 mudas na unidade

BRASÍLIA (25/1/2018) – O Instituto de Saúde Mental (ISM) promoveu, nesta quinta-feira (25), a Feira de Orquídeas, evento em que pacientes, familiares e profissionais da unidade compraram mudas e plantas em momento de florir, além de desfrutarem da abertura do Coral Viva Voz – premiado em 2017 na Mostra de Experiências Inovadoras do SUS-DF. 

Na feira, os interessados adquiriram em torno de 50 orquídeas. Na compra de duas mudas adultas, uma terceira é doada e plantada nos jardins do instituto.

Segundo o diretor-geral do ISM, Ricardo Lins, em torno de 25 mudas serão plantadas nas áreas verdes do instituto. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de fazer o plantio de algumas delas logo após a aquisição.

“As orquídeas transformam qualquer espaço com sua beleza, tornam o acolhimento mais colorido, e fazem com que a população se sinta mais confortável no ambiente, tanto pacientes como servidores”, comenta Lins.

PROJETO – A iniciativa faz parte do projeto “Saúde mais florida”, que neste ano embelezará com orquídeas as unidades de saúde do Distrito Federal, a começar pelas localizadas na Região de Saúde Centro-Sul, que engloba a Asa Sul, Guará, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e II, Park Way e Lago Sul. 

A próxima Feira de Orquídeas será realizado no Adolescentro, em 7 de fevereiro. A previsão é que em março sejam contemplados o Hospital Regional do Guará e a Unidade de Pronto Atendimento do Núcleo Bandeirante.

A ideia do “Saúde mais florida” é fruto de uma ação ainda mais ampla, o “Brasília: capital das orquídeas”, projeto idealizado pelo orquidófilo João Bosco. Há cerca de cinco anos, ele doou 150 orquídeas ao Hospital de Base, iniciando a parceria com a Secretaria de Saúde.

Seu objetivo é tornar a capital federal uma referência internacional nesse campo. O orquidófilo espera plantar cerca de 40 mil mudas de orquídeas em Brasília ainda em 2018. Nos próximos cinco anos, a meta é plantar 100 mil em todo o DF.