Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/20 às 16h58 - Atualizado em 17/03/20 às 19h37

Lago Norte recebe Dia D contra dengue nesta quarta-feira (18)

COMPARTILHAR

Ação terá 70 agentes de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde

 

A Secretaria de Saúde promoverá, nesta quarta-feira (18), mais uma ação contra o mosquito Aedes aegypti. Desta vez, o local escolhido para receber o Dia D de Combate à Dengue será o Lago Norte, para inspeção dos domicílios. A concentração será a partir das 8h, em frente ao supermercado Pão de Açúcar, na entrada da região administrativa.

 

A mobilização contará com o trabalho de 70 agentes de Vigilância Ambiental (AVAs), que utilizarão 15 viaturas. O objetivo é mobilizar a população e órgãos públicos para as ações de enfrentamento da doença. Além de orientar a população sobre o combate correto ao mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses.

 

Das 8h às 17h, as equipes vão se empenhar em percorrer o maior número de casas, identificar focos e eliminá-los, reforçando a orientação dos moradores do Lago Norte. A inspeção domiciliar é feita com tratamento biológico.

 

“Como aumentou a incidência de casos no Lago Norte, vamos fazer 100% do tratamento, entrando nas casas, colocando pastilhas e larvicidas contra o Aedes”, ressaltou o gerente da Vigilância Ambiental de Vetores e Animais Peçonhentos e Ações de Campo, Reginaldo Braga.

 

TRABALHO CONTÍNUO – As ações promovidas pela Sala Distrital de Combate à Dengue incluem a utilização de drones para verificação de terrenos com edificações fechadas ou abandonadas e, também, de helicópteros. Além da retirada de carros abandonados pelas ruas de todo o Distrito Federal.

 

A Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) também executa um trabalho constante de visita às residências e locais com prováveis focos do mosquito Aedes aegypti, trabalhando com manejos ambientais, aplicação de fumacê e educação ambiental.

 

Além disso, 261 novos agentes comunitários de saúde (ACSs) e de Vigilância Ambiental começaram as aulas práticas nesta semana. Tudo isso com o objetivo de reforçar as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

 

O carro do fumacê passa nas regiões administrativas todos os dias, durante a madrugada (5h30 às 9h30) e no final do dia (17h30 às 21h30).

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki e Geovana Albuquerque, da Agência Saúde