Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/18 às 12h24 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Maior espaço para atender lactantes de São Sebastião

COMPARTILHAR

Posto de Coleta de Leite Humano ocupa nova sala

BRASÍLIA (20/2/18) – O posto de coleta de leite humano de São Sebastião está funcionando em uma nova sala, mais perto da Casa de Parto. A mudança tem permitido atender um número maior de mães e oferecer mais tempo de orientação para as gestantes que fazem acompanhamento e têm o parto na unidade. 

“Com essa proximidade, elas acabam passando por aqui quando têm dúvidas”, ressalta a nutricionista do local, Patrícia Pires. A pediatra do posto, Nathalie Zambrano, destaca, ainda, que as puérperas já saem com consulta agendada para o posto. “Antes de mudarmos de sala, fazíamos visita uma vez por semana na Casa de Parto e agora aumentamos essa frequência. Lá, damos orientações e as mães saem com um panfleto explicativo e os contatos do posto de coleta”, complementa.

baixa2

O posto de coleta de São Sebastião tem 50 mães cadastradas atualmente. Em janeiro, foram coletados 74 litros de leite humano, mais que o dobro da quantidade recebida em dezembro, quando foram recolhidos 31 litros. “Sendo um posto, apenas recebemos o leite, que é recolhido nas casas em São Sebastião, Jardim Botânico e Mangueiral pelo Corpo de Bombeiros. Às quintas e sextas-feiras, o Hospital Materno Infantil de Brasília busca as doações com a gente para fazer o processo necessário para levar o leite às crianças”, conta Nathalie.

Além de receber o leite, o posto também dá orientações às mães e gestantes. Com medo de não estar produzindo alimento suficiente para o filho, Missilene Farias, mãe do pequeno Matheus, de apenas quatro dias de vida, procurou a unidade para pedir ajuda. “Ficava pensando que ele ainda estava com fome. Mas vim aqui e me tranquilizaram”, conta ela, segurando o bebê que dormia de barriguinha cheia.

baixa1

Patrícia Pires conta, também, que o posto promove rodas de conversas a cada 15 dias, sempre nas tardes de segunda-feira, para falar sobre amamentação. Qualquer mulher que se interesse pelo assunto pode participar. “Temos cerca de 30 vagas. O último realizado foi segunda-feira, dia 19”, fala. O próximo encontro está previsto para 5 de março.

NOVIDADES – Outras melhorias estão previstas para o local, como a instalação de um divisória na sala para dar ainda mais conforto às pacientes e a criação de uma sala de amamentação para as servidoras lactantes da região de saúde.

SERVIÇO – O Posto de Coleta de Leite Humano de São Sebastião funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Qualquer dúvida pode ser tirada pelo telefone 3339 1125 ou ainda via Whatsapp, pelo número 99164 3334.