Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/05/21 às 13h26 - Atualizado em 3/05/21 às 15h02

Mais de 65 mil pessoas com comorbidades já se cadastraram no site da vacinação

COMPARTILHAR

Vacinação para esse grupo terá início na próxima semana contemplando quem tem síndrome de Down, gestantes com comorbidades, pacientes em terapia renal, e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC

 

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

Em pouco mais de 24 horas, a Secretaria de Saúde já contabiliza 65.315 cadastros de pessoas com comorbidades no site vacina.saude.df.gov.br. A maior parte do público que se cadastrou tem hipertensão arterial, o que corresponde a 29,5% do total de cadastrados. Em seguida, pessoas com diabetes mellitus, com 22,84%, e imunossuprimidos, com 9,6%. O cadastro é essencial para que a pasta dimensione o quantitativo de vacinas a serem disponibilizadas para integrantes desse grupo de risco.

 

Veja quem se cadastrou até o momento:

 

 

“Oriento a todos que possuam comorbidades que entre no site e faça seu cadastro. Estamos com a previsão de iniciar a vacinação nesta semana, contemplando quem tem síndrome de Down, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e pessoas em terapia renal substitutiva”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. O gestor informa, ainda, que aquele que tiver alguma dificuldade em se cadastrar no site que procure a unidade básica de saúde mais próxima. “Na UBS, a equipe de saúde da família irá direcionar o indivíduo para que o agente comunitário de saúde preencha os dados e faça o cadastro”, explica.

 

A previsão é que a vacinação para esse grupo comece no próximo dia 4 de maio contemplando indivíduos entre 18 e 59 anos. A Secretaria de Saúde elaborou um calendário vacinal para vacinar o grupo de comorbidades com pessoas entre 55 e 59 anos (fase 1). A previsão é a seguinte:

 

 

Importante: as datas apresentadas acima são uma previsão para a vacinação de acordo com a chegada de doses de vacinas ao Distrito Federal. Estes grupos poderão agendar sua vacinação de acordo com o tipo de comorbidade e conforme a faixa etária. Essas datas serão divulgadas no site da Secretaria de Saúde e nas redes sociais oficiais da SES.

 

O agendamento para o grupo da primeira fase começa na próxima segunda-feira (3) e irá contemplar pessoas com síndrome de Down com idades entre 18 e 59 anos; pessoas em terapia renal substitutiva entre 18 e 59 anos; gestantes e puérperas com comorbidades entre 18 e 59 anos; e pessoas com deficiência.

 

A ampliação da vacinação contemplando as faixas etárias informadas acima dependerá do envio de doses ao DF pelo Ministério da Saúde. A medida que a Secretaria de Saúde receber mais doses, a pasta fará um dimensionamento para viabilizar a vacinação.

 

Cadastramento

 

Todo cidadão entre 18 e 59 anos, com as seguintes doenças pré-existentes apresentadas abaixo, deverá se cadastrar para posteriormente agendar a vacinação, conforme liberação de vagas a serem anunciadas no site da Secretaria de Saúde. Veja quais são as comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO):

 

 

Após se cadastrar, o cidadão deverá aguardar o anúncio do agendamento pelo site.

 

Durante o cadastramento, o sistema da Secretaria de Saúde irá reconhecer, pelo CPF do usuário, se ele é portador de alguma comorbidade no caso de haver registro de atendimentos no SUS. Não havendo esse reconhecimento, o usuário poderá se cadastrar, no entanto, deverá apresentar um laudo médico quando for vacinar. Importante esclarecer que os dados informados devem ser comprovados, pois o cidadão declara estar prestando informações verdadeiras.

 

Mais informações e o passo a passo para se cadastrar, acesse o site da Secretaria de Saúde.