Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/13 às 13h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Marcação de consultas mais rápida em Sobradinho e Planaltina

COMPARTILHAR

Novo sistema integrado diminuiu o tempo médio de espera por uma consulta especializada

Um novo sistema integrado de agendamento de consultas de Sobradinho e Planaltina já realizou mais de 6 mil marcações. A central ainda tem vagas disponíveis nas especialidades de odontologia, endocrinologia e otorrinolaringologia.

De acordo com o diretor de Atenção Primária à Saúde de Sobradinho e coordenador da Central,  Gleiton Lima, o novo sistema integrado não é regulação e tem como objetivo otimizar e diminuir o tempo médio de espera por uma consulta especializada. “Antes de criarmos a central o tempo de espera por uma consulta especializada levava mais de 210 dias e agora reduzimos para 62 dias”.

A central foi implantada em outubro de 2012 e logo estendida à Planaltina. Atualmente, as duas regionais trabalham em conjunto com oito centros de saúde conectados em online.

Segundo ele, a implantação desse sistema favoreceu o conhecimento das necessidades dos pacientes. ”Isso permitiu não só a marcação das consultas por grau de necessidade, mas o desenvolvimento de estratégias para mutirões beneficiando os pacientes de Sobradinho e Planaltina com a diminuição do tempo de espera. A nossa meta, até final do ano, é alcançarmos um tempo médio de espera de 45 dias.”

Para ele, os pacientes da atenção primária como ordenadora do processo de encaminhamento por meio do clinico, saúde da família, comunidade são responsáveis pelo tratamento inicial e em caso de necessidade de avaliação ou intervenção de um especialista, a central de marcação de consulta, gerencia o agendamento por telefone.

Júlio Duarte

Leia também...