Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/12 às 17h55 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Maternidade do HRT colhe por dia 35 exame para teste do pezinho

COMPARTILHAR

A maternidade do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) coleta sangue dos bebês recém-nascidos para realização do teste do pezinho ampliado. Na média são coletados 35 exames por dia para o teste que possibilita diagnóstico de 21 doenças (metabólicas, genéticas ou infecciosas). Anteriormente o teste permitia a detecção de apenas três doenças: hipotiroidismo congênito, fenilcetunúria e doença falciforme.

Segundo a enfermeira Edilamar Melo de Lucena, o HRT foi pioneiro na realização da triagem neonatal. “Assim que equipe de enfermagem foi treinada, nos organizamos e iniciamos a coleta do material em todos os bebês que nascem na maternidade”, diz Edilamar Melo, ao informar que o teste do pezinho começou a ser feito no HRT em 2010.

A pequena Vitória, filha de Josiane Melo, 29 anos, passou pela triagem neonatal antes de ir para casa. Josiane sabe da importância do exame e não se importou com o choro de Vitória, durante a coleta do sangue. “Eu sei que é importante fazer o exame, meus outros dois filhos também fizeram e graças a Deus eles não tem nenhum problema de saúde”, disse. Durante o pré-natal e antes da alta a paciente foi informada sobre o teste do pezinho e sua importância para prevenir várias doenças.

O teste do pezinho é um exame simples. São retiradas algumas gotas de sangue do bebê num papel especial que depois é encaminhado para o laboratório de genética do Hospital de Apoio. Quando é detectada alguma doença, a família é contatada e o bebê é encaminhado para iniciar tratamento. Com isso muitas patologias graves são diagnosticadas nos primeiros dias de vida evitando o comprometimento da saúde da criança.

O Distrito Federal é destaque em relação ao teste do pezinho. A triagem neonatal é realizada em mais de 95% dos bebês nascidos e o prazo entre a coleta e o primeiro diagnóstico é de até 15 dias, superando a média nacional que é de 31 dias.

Regina Célia