Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/12/12 às 20h19 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Médico da SES recomenda check-up a partir dos 25 anos

COMPARTILHAR

A prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável

Prevenção é a palavra mais usada pelo coordenador da Clínica Médica da Secretaria de Saúde,  Cezar Brenol Renk. Para ele, uma pessoa saudável, que deseja permanecer assim, deve fazer check-up periódico, consulta com um clínico para avaliação médica, exame clínico e entrevista. Segundo ele, este é o primeiro passo e deve ser dado a partir dos 25 anos, tanto por homens quanto por mulheres.

Após a primeira consulta e avaliação, como explica Cezar Renk, a pessoa fará exames, rotina de laboratório e pesquisa de alguma possível patologia levantada. De acordo com o médico, as pessoas tendem a pensar e a fazer o contrário, ou ainda, a ir ao médico somente para pedir a realização de exames, principalmente de sangue, achando “que hemograma completo define se há problema de saúde ou não”, conclui Cezar.

Apesar de a SES ter uma rede bem estruturada de atenção básica, o coordenador da clínica médica, Cezar Brenol Renk, ressalta que a população ainda não adquiriu o hábito de recorrer à saúde preventiva. Segundo ele, a formação cultural leva a pessoa a esperar por sintomas e ficar doente para então procurar por assistência. O médico afirma que nossos hospitais estarão bem mais vazios quando a população entender que  como  prevenção, estilo de vida e mudança de comportamento devem ser levados a sério.

O coordenador de Clínica Médica da SES/DF destaca, ainda, os perigos da automedicação, um hábito comum, que em nada contribui para o bem estar e a cura da doença. Lembrando que check-up não se faz quando se está doente, Cezar esclarece, que primeiro deve-se procurar um clínico. Pessoas na faixa etária de 40 a 50 anos devem ser vistas também por ginecologista (mulheres) e urologista (homens) para acompanhamento de menopausa, câncer de mama e de colo do útero, no caso feminino, e problemas de câncer de próstata (homens) que vem aumentando principalmente por falta de prevenção.  

Para fazer o check-up o paciente deve se dirigir inicialmente ao centro de saúde mais próximo de sua residência, ou procurar a equipe da Estratégia Saúde da Família de sua região.

Luciene Torquato