Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/16 às 12h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Ministério da Saúde lança rede para enfrentamento da zika

COMPARTILHAR

A RENEZIKA quer integrar conhecimento científico e gestão 

BRASÍLIA (23/05/16) – O Ministério da Saúde criou hoje, 23/05/2016, a Rede Nacional de Especialistas em Zika e doenças correlatas (RENEZIKA). A Portaria 1046/2016,publicada hoje no Diário Oficial da União, busca uma forma de integrar gestores, pesquisadores e sociedade civil no enfrentamento do vírus zika e suas consequências.

A RENEZIKA pretende ser um espaço de colaboração, no qual o Ministério da Saúde pode obter subsídios de evidências científicas para aprimorar as políticas públicas de combate à doença, atendimento e mobilização da população e, por outro lado, facilitar o fomento à pesquisa nessas áreas. A necessidade de um esforço conjunto e integrado de diversas instâncias é evidente, visto que existem muitas lacunas de conhecimento sobre os aspectos fisiopatológicos, clínicos e epidemiológicos da infecção pelo vírus zika. O impacto socioeconômico e político da recente epidemia de zika no Brasil e suas consequências também não são totalmente conhecidos.

Também estão previstos na Portaria como objetivos da Rede a contribuição na formulação e aperfeiçoamento de protocolos e outros documentos técnicos do Ministério da Saúde e o apoio ao desenvolvimento de estudos multicêntricos.

A RENEZIKA será composta por indivíduos ou instituições que atuem profissionalmente em atividades relacionadas ao enfrentamento da zika e doenças correlatas. A coordenação ficará a cargo de representantes das Secretarias do Ministério.

Leia também...