Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/19 às 17h27 - Atualizado em 25/06/19 às 10h23

Ministro do TCU Augusto Nardes palestra na Saúde sobre governança

COMPARTILHAR

Evento reuniu mais de 300 servidores de diversas as áreas da pasta

 

Mais de 300 profissionais da Secretaria de Saúde, entre gestores, diretores e demais servidores lotaram o auditório da pasta durante a palestra realizada, nesta segunda-feira (24), pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes. O foco foi discutir a importância da governança pública nas instituições governamentais e como melhorar a gestão para o cidadão.

 

“O projeto da governança do TCU é tentar conscientizar o conjunto dos funcionários da Administração Pública para que a gente possa estabelecer uma orientação”, afirma Nardes. “A governança vem no sentido de buscar um rumo, para dar uma direção e chegarmos a um porto seguro”, ressaltou.

 

Nesse sentido, o ministro apresentou um passo a passo de como superar desafios. O primeiro item é a avaliação do problema, seguido da identificação dele, com a inclusão dessa situação na agenda pública e a busca de soluções. Depois da decisão do gestor com base nas informações, vem o planejamento, execução e implementação.

 

“Esse é o ciclo da política pública. Governança é importante para um líder tomar uma posição e, para isso, é preciso esse conjunto de ações com base nas melhores informações possíveis”, pontuou.

 

COMITÊ – Entre as ações, a destacada pelo ministro, no Distrito Federal, foi a criação do Decreto n° 39.736, deste ano, que dispõe sobre a Política de Governança Pública e Compliance no Governo do Distrito Federal (GDF). Com ela, foi possível à Secretaria de Saúde estabelecer o Comitê Interno de Governança e Compliance da pasta, apresentado no início deste mês para os servidores.

 

O colegiado foi estabelecido pela Portaria nº 352, de 15 de maio deste ano, para garantir o desenvolvimento e a apropriação das melhores práticas de governança, de forma continuada e progressiva.

 

AÇÕES – “A governança é um conhecimento das condições, para tornar o Estado mais capaz de realizar suas políticas, suas ações sociais e, principalmente, de trazer questões com mais propriedade, possibilitando que todos estejam trabalhando nas condições ideais”, comentou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, pouco antes da palestra.

 

Um exemplo citado por ele, e reforçado por Nardes, foi nas questões relacionadas diretamente ao treinamento e capacitação oferecido para os servidores da Saúde. “É necessária uma educação permanente dentro da Secretaria”, avaliou Okumoto.

 

SITUAÇÃO – Durante a palestra, Nardes mostrou exemplos como o Japão e a Índia, que saíram de crises nacionais para se estabelecerem como países inovadores e exemplos de produtividade. Isso porque investiram na educação de base para estruturar seu crescimento. Também avaliou a situação do Brasil, suas principais dificuldades a níveis municipal, estadual e federal.

 

Também participaram do evento a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Renata Rainha; o secretário-adjunto de Gestão à Saúde, Sérgio Costa; e a secretária-adjunta de Governança e Compliance da Casa Civil do Distrito Federal, Cristiane Nardes.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Mariana Raphael/ Saúde-DF

 

Ministro do TCU Augusto Nardes palestra na Saúde sobre governança