Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/07/16 às 16h26 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Momento de pensar na visão: 10 de julho é dia da Saúde Ocular

COMPARTILHAR

Prevenção é o caminho certo para evitar transtornos nos olhos

BRASÍLIA (8/7/16) – No próximo 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular. Uma oportunidade para avaliar se você está cuidando bem da saúde dos seus olhos, órgãos fundamentais para a qualidade de vida, mas que nem sempre recebem a atenção necessária. Afinal, quando o assunto é saúde, a prevenção é sempre o melhor remédio. Veja a seguir algumas informações importantes para evitar problemas com a visão.

Tente identificar possíveis doenças hereditárias
Uma boa medida de prevenção é conversar com os familiares – pais, avós e parentes mais próximos – e tentar saber se alguém sofre ou já sofreu com algum tipo de doença ocular, pois muitas delas são hereditárias. É um passo importante para verificar se há algum risco de desenvolver algum problema nos olhos, isso, é claro, com a ajuda de um médico oftalmologista.

Use óculos de sol regularmente
Outra dica importante é usar óculos de sol com proteção UVA e UVB, acessórios importantes para a proteção dos olhos contra os raios ultravioletas. Compre somente óculos com lentes certificadas, que possam bloquear de 99% a 100% dos raios UVA e UVB.

Atenção com o tempo no computador
Quando se usa o computador por longos períodos, fixando o olhar na tela, o melhor é piscar os olhos com frequência para promover a adequada irrigação do globo ocular. O ideal é descansar a vista a cada 20 minutos, desviando o olhar da tela por pelo menos 1 minuto. Esses procedimentos reduzem a fadiga ocular, que pode provocar dores de cabeça, irritabilidade e a diminuição da capacidade visual.

Uso adequado de lentes de contato
Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de colocar e retirar as lentes de contato, é fundamental para a prevenção de infecções. Desinfete as lentes de contato de acordo com as instruções do fabricante e promova a substituição dentro do prazo de validade.

Realize exames de prevenção regularmente
O controle da pressão arterial e do diabetes são medidas importantes para evitar doenças como retinopatias, catarata e glaucoma. Se possível, realize exames oftalmológicos anualmente.

Alimentação adequada protege a visão
Uma dieta rica em vegetais, principalmente espinafre e couve, também é importante para a saúde dos seus olhos. Estes alimentos possuem carotenóides, como luteína e zeaxantina, que desempenham um importante papel na visão, pois ajudam a diminuir a degeneração natural que vem com a idade e ainda ampliar o alcance visual. Nenhum alimento é mais poderoso que os vegetais de folhas verdes.

Prevenção na terceira idade
A catarata é um dos principais problemas de visão entre os idosos, acometendo 75% das pessoas com mais de 70 anos e responde pela maior causa de cegueira tratável em países em desenvolvimento, como o Brasil. Hoje se sabe que quanto mais cedo é descoberta e tratada, melhor para a qualidade de vida e de visão do paciente. A solução consiste na implantação de uma lente intra-ocular durante procedimento muito preciso e altamente tecnológico. A anestesia é feita com colírios, sem a necessidade de internação.

Considerado a segunda maior causa de cegueira no mundo, o Glaucoma também é mais comum após os 40 anos. Doença silenciosa, compromete o nervo óptico, responsável por levar as mensagens visuais ao cérebro. Com causa desconhecida, o problema atinge indiscriminadamente homens e mulheres, sendo que correm mais riscos os que passaram dos 40 anos, pacientes com altos graus de miopia, histórico familiar da doença e com a pressão intraocular elevada.

Visitas anuais ao oftalmologista acompanhadas de exames de avaliação da pressão ocular, fundo de olho, campo visual e análise de fibras nervosas, entre outros, são fundamentais para identificar e combater o desenvolvimento do glaucoma.