Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/18 às 10h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Moradores da Granja do Torto têm atendimento odontológico perto de casa

COMPARTILHAR

Em funcionamento há pouco mais de um mês, consultório atende pacientes agendados e emergências

BRASÍLIA (29/1/18) – Pela primeira vez, os moradores da Granja do Torto têm acesso a serviços odontológicos públicos perto de casa. A Unidade Básica de Saúde da região recebeu uma equipe de saúde bucal com dentista e dois técnicos de higiene bucal. Apenas no primeiro mês, foram realizados 152 atendimentos no consultório.

No local, metade das consultas é aberta ao público, sem necessidade de marcar horário. A outra parte do atendimento é feita mediante agendamento. O consultório funciona das 7h às 18h, nas segundas, quartas e sextas-feiras, e das 13h às 18h, nas terças e quintas-feiras. São oferecidos serviços como extração, restauração, limpeza, prevenção, aplicação de flúor, além de visita a pacientes acamados e educação em saúde.

Família Ribeiro e equipe de saúde bucal da UBS Granja do Torto
A família da moradora Kelen Maciel Ribeiro, 27 anos, foi uma das primeiras a se beneficiar. “O atendimento é ótimo. Primeiro, trouxe meus filhos, Bernardo Maciel, de 8 anos, e João Pedro, de cinco. Depois viemos eu e meu marido”, contou. “Antes, para ter acesso aos serviços de odontologia tínhamos que sair daqui para a Asa Norte”, lembrou o marido de Kelen, Orlando Ribeiro da Silva, 41.

A equipe de saúde bucal visitou duas escolas e a creche da região para avaliar as crianças, entre eles, os filhos de Kelen. “Realizamos um trabalho de educação em saúde com escovação, palestra, teatro e entrega de kits com escova, fio e creme dentais”, relatou a odontóloga Gerlídia Araújo Rodrigues.

Odontóloga Gerlídia Araújo Rodrigues

João Pedro e o irmão tiraram lições importantes na visita dos profissionais de saúde à escola onde estudam. “Eu aprendi a passar o fio dental”, disse João Pedro. “Eu aprendi a escovar a língua”, completou Bernardo.

No total, foram feitas 245 avaliações. A equipe constatou que 79 crianças precisavam de atendimento curativo, ou seja, restauração. A previsão é que todas comecem o tratamento assim que as aulas recomeçarem.

Os irmãos Bernardo, à esquerda, e João Pedro


UBS – Aproximadamente 4 mil pessoas residentes na Granja do Torto são atendidas por uma equipe Estratégia Saúde da Família. A unidade realiza aproximadamente 400 atendimentos mensais, entre consultas médica e de enfermagem, exame preventivo ginecológico, pré-natal, crescimento e desenvolvimento de crianças, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. Também há farmácia e sala de curativos.

A unidade oferece, ainda, palestras de planejamento familiar, saúde da mulher e acompanhamento de hipertensos e diabéticos.

Confira a galeria de fotos