Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/08/16 às 17h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Mudanças melhoram atendimento em Vicente Pires e Vila São José

COMPARTILHAR

O Centro de Saúde de Vicente Pires ganhou novos serviços. E Vila São José terá Equipe de Saúde da Família

BRASÍLIA (3/08/16) – Mudanças administrativas na Região Sudoeste (que engloba Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas) trarão melhorias no atendimento, especialmente em Vicente Pires. O deslocamento de três médicos, que hoje atuam no Centro de Saúde de Vicente Pires, permitirá a formação de Equipes de Saúde da Família em uma das suas áreas mais carentes, a Vila São José.

As Equipes de Saúde da Família são consideradas a forma mais moderna de atendimento de saúde. E o objetivo do governo de Brasília, com o Programa Brasília Saudável, é fazer com que todo o atendimento de atenção primária seja feito com Equipes de Saúde da Família em todo o Distrito Federal até 2018. Uma Equipe de Saúde da Família atende, em média, 3.750 pessoas de um mesmo território. A equipe é composta de médico de família, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e, no mínimo, um agente comunitário de saúde.

Os três médicos de família serão deslocados do Centro de Saúde de Vicente Pires para o Centro de Saúde no. 02 de Taguatinga Norte. E passarão a integrar ali três Equipes de Saúde da Família. Em Vicente Pires, será feito o atendimento de Atenção Primária no modelo tradicional, com novos serviços que passaram a ser oferecidos recentemente. “Abrimos em Vicente Pires a farmácia, sala de vacinas e estamos trazendo mais profissionais para a unidade”, informa o diretor de Atenção Primária da Região Sudoeste, Rommel Costa.

“Hoje, no Centro de Saúde no 02 de Taguatinga, temos a equipe necessária para criar três Equipes de Saúde da Família, mas isso não era possível porque não havia médicos de família na unidade”, explica a superintendente da Região Sudoeste de Saúde, Lucilene Florêncio. “Como em Vicente Pires, há três médicos de família, mas não há as equipes, faremos a mudança para atender melhor a todos os que precisam”, completa ela.

A partir da mudança, prevista para acontecer até outubro deste ano, o Centro de Saúde de Vicente Pires deixará de ter um modelo de atendimento misto (tradicional e de Saúde da Família) para atender apenas no modelo tradicional (onde o cidadão vai ao Centro de Saúde e á atendido pelos profissionais de acordo com suas especialidades – clínico, pediatra, ginecologista, nutricionista e odontólogo).

Leia também...