Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/17 às 21h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Mulheres vítimas de câncer recebem apoio de voluntárias

COMPARTILHAR

Grupo distribuiu 35 perucas a pacientes com a doença

BRASÍLIA (26/6/17) – A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital de Base do Distrito Federal entregou, nesta segunda-feira (26), 35 perucas a pacientes em tratamento de câncer. A cada dois meses, as voluntárias da rede promovem uma ação que envolvem o embelezamento das pacientes, corte de cabelo, maquiagem e entrega de perucas. Cerca de 60 perucas estão à disposição das pacientes em tratamento do câncer.

As perucas são confeccionadas pelas próprias voluntárias, segundo a coordenadora da Rede, Vera Lucia Bezerra da Silva, que há oito anos desenvolve atividades voltadas aos pacientes do Base.

“Nós promovemos atividades como entrega de cesta básica e de prótese mamária, entre outras, que beneficiam as necessidades básicas do paciente, como o acolhimento. A nossa missão é cuidar do corpo e da alma dessas criaturas.”

A Secretaria de Saúde tem dado apoio total ao nosso trabalho para que possamos formar uma parceria por meio de ações como entrega de perucas às pacientes que tiveram a perda de cabelo no tratamento quimioterápico e na radioterapia.

Maria Nasaré Carvalho, de 50 anos, foi uma das mulheres a receber uma peruca. “Fiquei doente em 2012 e de lá pra cá tenho buscado ajuda com as voluntárias da rede. Minha autoestima estava no chão, após perder a mama direita e ter que passar por tratamento quimioterápico. Pensei que ia morrer, mas fui regatada por esses anjos.

Há sete meses e fazendo cinco sessões de radioterapia no Hospital Universitário de Brasília, Marineide Trindade Santos teve perda da mama esquerda. “Agora estou sem meus cabelos. Graças ao trabalho da rede ganhei uma peruca.