Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/13 às 18h39 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Mutirão de densitometria óssea no HMIB

COMPARTILHAR

750 pacientes devem ser atendidos

Um mutirão de densitometria óssea está sendo realizado desde o dia 16, no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), com o objetivo de zerar a fila de espera com mais de 750 pessoas. “Estamos animados com o mutirão porque a meta vem sendo cumprida. Já nos dois primeiros finais de semana de março fizemos mais de 160 exames”, relata o técnico de radiologia. Higino Ferreira Filho.

A densitometria é o método mais moderno para medir a densidade mineral óssea, comparando os padrões de idade e sexo. O exame é indispensável para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras doenças que possam atingir os ossos.

Segundo relatório divulgado pela IOF (International Osteoporosis Foundation), estima-se que a osteoporose afeta hoje uma em cada três mulheres com mais de 50 anos. As partes mais afetadas são o colo do fêmur, a coluna, a pelve e o punho. “Além do diagnóstico, o exame é fundamental para a prevenção dessa doença. Atentos a essa demanda, o hospital redobrou seus esforços para melhor atender à população”, comenta o chefe do núcleo de radiologia e imaginologia do HMIB, Jânio Wagner Pinheiro Lopes.

Ana Luiza Greca