Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/07/17 às 20h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Nota de Esclarecimento

COMPARTILHAR

Mudanças na UBS 4 do Recanto das Emas são para melhorar e otimizar o atendimento

Em resposta a publicação no Portal do Presidente do Conselho de Saúde do Recanto das Emas, esclarecemos:

Os ambientes da UBS 4 do Recanto da Emas (Clínica da Família nº 2) estão sendo reorganizados com o objetivo de otimizar os espaços e melhorar o fluxo na unidade. Três questões foram fundamentais para essa reestruturação: melhoria da recepção da unidade; espaço mais amplo e adequado para administração de medicações, realização de procedimentos e atendimento de intercorrências; e acolhimento individualizado para as equipes e controle de estoque do almoxarifado da unidade.

O espaço físico da unidade foi construído para abrigar cinco equipes e hoje acolhe seis, um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Residência Multiprofissional de Saúde da Criança e Adolescentes, internos de medicina e estagiários de diversas áreas. Além disso, houve um aumento na demanda de atendimento na farmácia, com ampliação das medicações ofertadas à população, tendo em vista fornecimento de psicotrópicos.

Toda essa reorganização é importante na melhoria do cuidado à população, e exige um reordenamento constante no processo de trabalho, o que inclui o espaço físico.

Esta gestão vem enfrentando essas intercorrências e a otimização dos espaços foi, inclusive, pautada na última reunião do Conselho de Saúde, realizada em 29 de junho de 2017, às 11h, com disponibilidade para sugestões de readequação e em resposta a uma representante da comunidade à desorganização das filas e confusão das demandas na recepção da unidade.

Em todas as reuniões com servidores, na apresentação da gestão atual, nas reuniões das equipes de saúde da família, bem como na citada reunião administrativa, com a presença do Sr. Onildo – que também é servidor da UBS e Presidente do Conselho de Saúde, foi discutida a necessidade de mudança de algumas salas e solicitadas sugestões para melhor aproveitamento. O referido servidor e presidente participou de toda discussão e não apresentou pontos para alinhamento. Todas essas reuniões constam em atas, disponíveis para consulta.

Outra questão discutida na reunião administrativa, foi a mudança de setor do servidor Onildo, que já fez treinamento em atualização em sistema pertinente e, a partir do retorno das férias, exercerá suas atividades no setor de Regulação, Controle e Avaliação  da unidade.

Os materiais e equipamentos utilizados pelo Conselho de Saúde estão devidamente acondicionados até sua instalação em nova sala, o que deve ocorrer ainda esta semana, estando pendente apenas a reorganização dos pontos de internet e de telefone da nova estrutura. Por breve período, dividirá a sala com o Núcleo de Regulação, Controle e Avaliação, mas já foi feita solicitação de reforma nas instalações da unidade, o que tornará possível a disponibilização de sala exclusiva para as atividades do Conselho de Saúde. Essa ação contribuirá ainda para a separação de papéis de servidor e de presidente do conselho, o que não acontecia anteriormente em suas funções com o conselho funcionando no almoxarifado da unidade.

Em relação ao aparelho de televisão, não constava nos registros de patrimônio da unidade entrada de aparelho de televisão do Conselho de Saúde. O aparelho estava acondicionado no almoxarifado da unidade e foi instalado em local previamente estabelecido quando da construção da clínica. Entretanto, após apresentação de documento de doação da SES-DF ao Conselho de Saúde, foi devidamente guardado.

Esta gestão tem total compromisso com todos os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e da Atenção Primária à Saúde, incluindo a participação e relevância do controle social. Esteve e sempre estará à disposição para quaisquer instâncias de diálogo e negociação, ferramentas fundamentais na interlocução serviço-comunidade e que, neste momento, foram suprimidas com inferências equivocadas.

 

Diretoria Regional de Atenção Primária à Saúde
Gerência de Serviços de Atenção Primária nº 4 do Recanto das Emas