Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/15 às 16h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Nova diretoria do Conasems toma posse

COMPARTILHAR

Presidente eleito, Mauro Junqueira, e equipe ficam no cargo até 2017

BRASÍLIA (28/8/15) – A nova diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) tomou posse na noite desta quarta-feira (26). Presidida pelo titular da Secretaria de Saúde do município de São Lourenço (MG), Mauro Guimarães Junqueira, a equipe ficará à frente do conselho pelo biênio 2015/2017.

O presidente, eleito em 6 de agosto, esteve à frente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) de Minas Gerais por oito anos. “O trabalho por lá me qualificou para pleitear a presidência nacional”, destacou Junqueira, pontuando alguns dos trabalhos que realizou enquanto presidente do Consems. “Minas Gerais é o maior Estado em número de municípios. Conseguimos capacitar gestores e técnicos municipais. E essa é uma das coisas que vou trazer: fortalecer as instâncias gestoras”, disse.

Anfitrião do evento, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Fábio Gondim, lembrou da peculiaridade do DF ser Estado e Município e disse que isso é interessante por que assim ele pode participar das discussões em todos os níveis.

Durante seu discurso no evento, Gondim apontou que o DF tem os melhores indicadores de Saúde, como o fato de ter quatro médicos para cada mil habitantes, ter a quantidade de leitos preconizada pela Organização Mundial de Saúde e 24% do orçamento do DF ser destinado para esta área. “Mas ter bons indicadores não é o suficiente. Aqui temos problemas comuns a outros estados e municípios, como a super judicialização, o sub financiamento, a falta de profissionais”, observou.

A solenidade contou, ainda, com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, que destacou a importância da parceria entre o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Ministério de Saúde e Consasems. “Estabelecer esse diálogo em um ambiente de confiança faz a diferença, nos permite entender limites e dificuldades e avançarmos”, disse. A 15ª Conferência Nacional de Saúde também foi lembrada por Chioro, frisando a importância do comprometimento de todos neste evento, para a discussão e fortalecimento do SUS.

CONSASEMS – O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde é a entidade que representa os municípios nas instâncias do SUS e tem sido um ator político fundamental no processo de construção e pactuação das políticas de saúde do Brasil. Seu objetivo é promover e consolidar um novo modelo de gestão pública de saúde, alicerçado em conceitos como descentralização e municipalização.