Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/13 às 21h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Novembro Azul conscientiza homens na Rodoviária do Plano Piloto

COMPARTILHAR

Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados com a saúde masculina


Profissionais de saúde iniciaram nesta sexta-feira (08), as ações para a sensibilizar os homens quanto aos cuidados que devem tomar com o corpo. Os organizadores montaram estandes na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto e durante duas horas quem passou por lá foi alertado sobre a importância de se prevenir contra o câncer de próstata e demais doenças típicas do sexo masculino.

Agentes da Polícia Militar e da iniciativa privada da saúde aferiram a pressão dos homens. Uma ambulância também estava posicionada no local caso fosse detectado algum problema mais grave durante as atividades.

A iniciativa foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde, o Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis DST-AIDS (da Subsecretaria de Vigilância Sanitária), Coordenação de Saúde do Homem (da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde) e o Ministério da Saúde.

A ação é ligada à campanha Novembro Azul, que tem como principal objetivo alertar a sociedade quanto à prevenção necessária ao câncer de próstata, que mata 4% dos homens já diagnosticados em todo o mundo. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) do DF, Diogo Mendes, se houver a detecção precoce da doença, a doença tem cura.

Digo Mendes, que também é urologista no Hospital de BASE do DF, alerta que é fundamental aproveitar a campanha para discutir com os homens a importância de se prevenir contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a Incontinência Urinária entre outros problemas de saúde. Segundo ele, os homens vivem até sete anos a menos que as mulheres por não procurarem ajuda a médica preventiva, hábito comum entre elas.

O professor Olivier Leuridan, de 44 anos, passou pelo local e resolveu verificar como estava a pressão. “Pra minha surpresa, estava alta. Serviu de alerta para procurar o hospital mais próximo e também passar a frequentar o urologista todos os anos, pelo menos”, disse. Ele completa que entendeu as razões e, principalmente pela idade, terá mais cuidado daqui pra frente.

Prevenção
A orientação é que os pais comecem a tratar a saúde do menino desde cedo. Para o Dr. Diogo, o ideal é que até os 19 anos de idade o homem vá de dois em dois anos ao hospital para exames de rotina. Acima dos 20 anos, todos os anos. No exame são constatados fatores como:
• Crescimento do pênis
• Presença de testículos na bolsa escrotal
• Início saudável da vida sexual

A Secretaria de Saúde conta com cinco hospitais totalmente preparados para atender aos casos de câncer de próstata. São eles o Hospital de BASE do DF, Hospitais Regionais da Asa Norte, Sobradinho, Gama e Taguatinga. Basta o homem realizar os primeiros exames nos Centros de Saúde próximos a residência. Caso haja a necessidade de atendimento especializado, será encaminhado para a regional mais próxima.

Por Lucas Carvalho, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9826-9226