Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/09/13 às 14h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Novo aparelho odontológico digital permite diagnósticos com mais eficiência

COMPARTILHAR

Equipamento oferece uma gama maior de variações de exames

O novo aparelho odontológico digital Dabi Atlante encaminhando pela SES/DF já está em funcionamento na Radiologia do Hospital de Base. O equipamento trará diversas melhorias com exames que vão determinar com mais clareza e precisão o diagnóstico e a prevenção de doenças para usuários que fazem tratamentos dentais e buco-maxilofaciais – que atende os casos de fraturas e cirurgias na face.

A média de atendimentos, por mês, na Odontologia e Bucomaxilofacial do HBDF, é de 170 pacientes. “Não há filas no atendimento para esse tipo de equipamento. Recebemos o encaminhamento com o pedido do exame e realizamos no mesmo dia. Além disso, temos uma série de inovações, que está na qualidade no atendimento. O aparelho qualifica as imagens de patologias ósseas da face e odontológicas, oferecendo um serviço diferenciado para o usuário”, destaca o chefe da Unidade de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial, Ricardo de Pádua.

As inovações incluem procedimentos como exames panorâmicos dos dentes; teleradiografia – uma radiografia 100% digital, com excelente contraste e nitidez que permite uma melhor visualização das estruturas anatômicas; exame da mordida (bitewing); exame da Articulação Têmporo Mandibular (ATM) que é a articulação da mandíbula com o crânio. Tudo isso melhora o planejamento odontológico, as cirurgias odontológicas e casos de fraturas na face, de acordo com Ricardo.

Outra inovação é a possibilidade de acompanhamento dos pacientes da cardiologia que tem a doença endocardite bacteriana – inflamação nas válvulas cardíacas. O equipamento possibilita detectar a inflamação bacteriana que parte do dente e segue para o coração, causando a doença, além de fazer exames odontológicos pré-operatórios.

“Por ser digital, o aparelho agride menos o paciente e o meio ambiente e permite uma gama maior de variações de exames, além de reduzir significativamente as doses de radiação para o paciente”, acrescenta o técnico da Radiologia do HBDF, Marcio Teixeira da Costa.

Serviço

O equipamento já está disponível para atendimento de crianças, jovens e adultos na Unidade de Radiologia do Ambulatório do Hospital de Base, de 7h às 19h, e também atenderá os pacientes do Pronto Socorro. O agendamento dos exames é feito por meio de encaminhamento da Odontologia ou Bucomaxilofacial que encaminha o pedido ao setor de Radiologia e também pode ser feito pela Gerência de Regulação, Controle e Avaliação do Hospital de Base no telefone: 3315-1373.

Alessandra Franco