Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/02/15 às 12h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Novos equipamentos aceleram a realização de cirurgias

COMPARTILHAR

Procedimentos cirúrgicos poderão ser realizados em até 40 minutos

BRASÍLIA (6/2/15) – Desde o início deste ano, os pacientes do Hospital de Base do Distrito Federal contam com novos aparelhos no Centro Cirúrgico. O rol dos equipamentos compreende dois kits de videocirurgia completos e quatro craniótomos – utilizado em incisões, aberturas no crânio e outros os procedimentos neurocirúrgicos.

Os equipamentos serão utilizados em diversas cirurgias emergenciais e eletivas, e diminuirão em até 2,5 horas o tempo de realização dos procedimentos cirúrgicos. Cirurgias neurológicas demoravam até 3 horas, agora poderão ser realizadas entre 30 e 40 minutos.

Procedimentos realizados por videocirurgia apresentavam uma média mensal de 15 pacientes e com os novos equipamentos estima-se um aumento de até três vezes o número desses atendimentos. O aparelho é utilizado para a execução de vídeo cirurgias e por meio dele é possível acessar as cavidades abdominal ou torácica do paciente, monitorá-las por uma tela e executar procedimentos complexos mediante minúsculas incisões cirúrgicas obtendo um melhor resultado.

“Esses equipamentos vão fazer com que procedimentos antes realizados por via convencionais (com cortes grandes) possam ser realizados com incisões menores. Oferecendo menor desconforto na fase pós-operatória, diminuição do tempo de internação e queda na incidência de infecções, além da satisfação do paciente. Assim, aumentamos a segurança e a qualidade no atendimento aos usuários”, destacou o chefe do Centro Cirúrgico do hospital, Renato Costa Sousa.

Leia também...