Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/01/13 às 19h42 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Núcleo de Saúde do Idoso recebe delegação chinesa

COMPARTILHAR

DF é referência mundial em ações de promoção à saúde de idosos

O Núcleo de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (NUSI – SES/DF) recebeu, nessa quinta-feira (24), uma delegação chinesa, com 19 representantes. O objetivo foi apresentar as ações de promoção à saúde do idoso, as campanhas de vacinação realizadas e os programas voltados a esse público. O DF é referência mundial em ações voltadas para a saúde de idosos.

Durante o encontro, a coordenadora do NUSI, Helenice Alves, apresentou as propostas e iniciativas do núcleo, com a presença do secretário do Idoso, Ricardo Quirino. O vice diretor do Centro de Cooperação Internacional e Troca em Saúde do Ministério da Saúde da China, Wu Kejun, elogiou a organização e os programas voltados aos idosos. “Quero envelhecer aqui no DF”, afirmou o vice diretor após conhecer o trabalho realizado pela SES.

A visita foi realizada por meio de iniciativa privada, mas contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde da China, da Organização de aposentados e de outras organizações de saúde do idoso.

O NUSI trabalha com a promoção à saúde e prevenção de agravos em pessoas com 60 anos ou mais, com a reabilitação e com o tratamento dos idosos. O núcleo desenvolve atividades buscando a autonomia das regionais de saúde e oferecendo suporte técnico-científico para supervisão, avaliação, capacitação de recursos humanos. Além disso, visa promover a organização de serviços, levantamento de dados epidemiológicos, elaboração de protocolos de pesquisa e de material educativo e informativo, e também condução de projetos integrados a outros setores governamentais e não governamentais.

A vacinação direcionada aos idosos é uma das ações do núcleo. As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todos os centros e postos de saúde do DF. Após cada vacinação é realizado o registro na Caderneta Nacional do Idoso.

Conheça alguns projetos e parcerias do NUSI – SES/DF
• Projeto “Mobilidade Cidadã”, junto com o DETRAN, SESC e outros parceiros, para redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito no DF.
• Parceria com a GASPV/DIAPS/SAS/SES para avaliação da qualidade da atenção prestada aos idosos institucionalizados e outros idosos vulneráveis.
• Parceria de trabalho com o Centro de Medicina do Idoso (CMI-HUB) em atenção à saúde do idoso.
• Parceria com Secretaria de Educação do DF (Grupo “Ginástica nas Quadras”) e GEPAF/UnB (“Grupo de estudos e pesquisas de atividade física para idosos”), para desenvolver o Projeto de “Circuito Multissensorial”, que trabalha o equilíbrio e previne quedas. A iniciativa será desenvolvida em todas as regionais de saúde do Distrito Federal.
• Reativação do ”Projeto Reminiscência: integrando gerações”, em parceria com o Departamento de Saúde coletiva da UnB.
• Projeto “Escola de Avós”, que trata da socialização e cidadania do idoso.

Rafaela Marrocos