Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/13 às 19h37 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Número de casos de dengue cai neste início de ano

COMPARTILHAR

DF é referência no controle da doença

Dados da Secretaria de Saúde mostram redução no número de casos de Dengue no Distrito Federal neste início de ano. Desde janeiro, foram registrados 160 casos confirmados. Desses, 70 são autóctones (com provável infecção no DF), e os outros 90  são importados de estados vizinhos. Com isso, comparado com o mesmo período de 2012, quando foram registrados 103 casos confirmados da doença, houve uma redução de 33 casos.

Em relação aos casos suspeitos de Dengue neste período, 638 notificações, houve um aumento de 10%, comparado ao mesmo período do ano passado (580). Isso se deve a um princípio de epidemia da doença, já confirmada pelas autoridades de Goiás, em especial nos municípios do Entorno, o que acaba sobrecarregando o sistema de saúde do DF.

Segundo o boletim epidemiológico de Dengue em Goiás, nas cinco primeiras semanas deste ano, foram registradas cerca de 20 mil notificações da doença no estado, o que mostra um aumento superior a 350% em relação a 2012. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), cerca de 40% dos atendimentos nas unidades de saúde do DF são de moradores dos municípios do Entorno.

Plano emergencial
Preocupados com a situação da dengue no Entorno e o possível avanço da doença para o DF, representantes das Secretarias de Saúde, Casa Civil e do Entorno, se reuniram nessa quinta-feira (14) com autoridades da Secretaria de Saúde de Goiás e os recém-empossados prefeitos dos municípios vizinhos para elaborar um plano de ação integrado entre os dois estados. A ideia é atuar de forma emergencial nessas cidades, ajudando a controlar a proliferação do Aedes aegypti.

As medidas tem com base a campanha de combate à dengue da SES nos dois últimos anos, responsáveis por colocar o DF como uma das referências no país no que diz respeito à prevenção e controle da doença. São elas:

• Disponibilização de capas (telas) de proteção para recipientes de armazenamento de água;
• Treinamento de agentes de saúde e agentes comunitários;
• Capacitação de médicos e enfermeiros dos municípios para o manejo clínico do paciente com dengue;
• Distribuição de panfletos educativos com dicas e cuidados básicos a serem tomados.

O município de Águas Lindas será o primeiro contemplado no plano de ação integrado de combate à dengue. O mutirão será realizado no próximo fim de semana nos dias 23 e 24 de fevereiro. Em seguida, agentes percorrerão as demais cidades do entorno, sempre aos fins de semana.

Confira as datas:
• Santo Antônio do Descoberto – 02 e 03 de março.
• Luziânia – 09 e 10 de março
• Valparaíso de Goiás –16 e 17 de março
• Formosa – 23 e 24 de março.
• Novo Gama – 30 e 31 de março

Hugo Mendes