Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/02/14 às 10h15 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Atendimentos do SAMU contam com equipe multidisciplinar

COMPARTILHAR

Servidores também recebem tratamento diferenciado

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), há três anos, conta com o apoio da equipe do Núcleo de Saúde Mental (NUSAM) da unidade. São cinco profissionais a postos para contribuir com as demandas com potenciais transtornos emocionais originadas dos atendimentos da Central de Regulação Médica de Urgência 192.

O NUSAM do SAMU/DF é o único no Brasil estruturado com três psicólogos, um assistente social e um agente de serviço social. Essa equipe é acionada pelo médico intervencionista da Central de Regulação Médica de Urgência que identifica, durante os atendimentos, a necessidade da presença do NUSAM. Na maioria das vezes isso acontece em casos de luto, comportamento suicida, suicídio, surto psicótico, acidente com múltiplas vítimas e crises depressivas ou nervosas.

“Nós atendemos a sociedade, mas também temos um tratamento diferenciado com os servidores do SAMU, pois o estresse do dia a dia evolui para um desgaste emocional nesses profissionais que precisam de acompanhamento do nosso Núcleo de Medicina do Trabalho”, disse a psicóloga do SAMU, Lucciana Gomes.

Outras ocorrências que podem acontecer durante o atendimento do SAMU são as constatações de negligência com crianças, idosos, pacientes psiquiátricos ou com doenças crônicas. Ausência de cuidados básicos, higiene, alimentação e qualquer outra violência tanto física, como sexual e psicológica, poderão ser sinalizadas pela regulação médica ao NUSAM.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226