Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/08/15 às 12h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Oficina integrativa ensina terapia com gengibre para tratar sinusite

COMPARTILHAR

Podem participar profissionais e comunidade; efeitos são comprovados

BRASÍLIA (24/8/15) – Profissionais de saúde e comunidade podem participar, nesta terça-feira (25), da Oficina de Aplicação de Gengibre nos Seios Frontais para o Tratamento de Sinusite. O evento começa às 8 horas, no Centro Referencial em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) de Planaltina, que fica ao lado do hospital regional.

“Essa é uma técnica fácil, sem efeitos colaterais, com baixíssimos custos e que pode ser usado constantemente por quem possui sinusite crônica. Também evita complicações que podem ser causadas pelo uso do antibiótico”, enfatizou a enfermeira do Cerpis, Maria das Graças Araújo.

Segundo ela, os efeitos da terapia são comprovados cientificamente e os relatos das pessoas que já usaram são satisfatórios. “O efeito é imediato, porque o gengibre faz a desobstrução causada pela secreção. O método é recomendado também para quem tem rinite”, destacou.

Após as oficinas, os participantes estarão aptos a orientar a comunidade a fazer as aplicações em casa ou, no caso dos servidores, na própria unidade. Caso os profissionais não possam comparecer integralmente à oficina, poderão participar apenas no período das 9 horas às 10h30.

Programação:
8h – Prática Integrativa em Saúde: Automassagem com ênfase na abordagem dos seios paranasais e sinusites.
9h – Lanche compartilhado. Levar frutas e copo para água/chá.
9h20 – Conto: Conselheiro Gengibre.
9h40– Roda de conversa com relatos de quem já usou o produto
10h – Palestras: A compreensão da sinusite pela Medicina Antroposófica; Teoria das Terapias Externas e demonstração da aplicação de gengibre.
10h30 – Encerramento.
Local: tenda do CERPIS, ao lado do Hospital Regional de Planaltina (HRP)