Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/05/18 às 18h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Oficina qualifica servidores de saúde como facilitadores do Bolsa Família

COMPARTILHAR

Terminou, nesta terça-feira (3), a oficina promovida pela Região de Saúde Centro-Sul, com duração de dois dias, para formação de servidores de saúde como facilitadores do programa Bolsa Família.

 

Os encontros, que contaram com a participação de 20 pessoas em cada dia, foram realizados no auditório do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), na segunda-feira (2), e no Laboratório de Informática da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), nesta terça.

 

“A oficina tem por objetivo qualificar facilitadores que irão capacitar as equipes de Saúde da Família de suas unidades para identificar, cadastrar e acompanhar as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família”, explica a diretora de Atenção Primária da Região Centro-Sul, Cleunici Godois.

 

Depois da oficina a expectativa é ampliar a rede de apoio e qualificar o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família com a instituição responsável pelo acompanhamento do programa.

 

As famílias beneficiárias do Bolsa Família incluem mulheres com idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos que devem ser assistidas por uma equipe de Saúde da Família, que proverão os cuidados integrais e os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família.

 

A agenda de saúde do Bolsa Família no Sistema Único de Saúde (SUS) compreende: oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes; acompanhamento do crescimento; e desenvolvimento infantil e imunização.

 

A Região de Saúde Centro-Sul engloba as regiões administrativas do Guará, Estrutural, SIA, Candangolândia, Núcleo Bandeirante Riacho Fundo I e Ii e Park Way

 

TEXTO: Leandro Cipriano, da Agência Saúde